SMTT de São Cristóvão realiza mais uma Blitz Educativa para formar cidadãos conscientes no trânsito

19/09/2023 - 15:15 Atualizado há 10 horas



Nesta terça-feira (19), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão, em mais uma ação da Semana Nacional de Trânsito, promoveu uma Blitz Educativa que reuniu alunos do 4º e 5º ano de duas escolas do bairro Tijuquinha. O evento teve como objetivo ensinar regras básicas de trânsito às crianças, visando prevenir acidentes e formar cidadãos conscientes desde cedo.

 

A equipe da SMTT preparou uma série de dinâmicas lúdicas e interativas para tornar o aprendizado das regras de trânsito mais divertido e eficaz. Claudio Farias, coordenador de educação para o trânsito da SMTT, destacou a importância desse tipo de iniciativa: "Ensinar as crianças desde cedo sobre as regras de trânsito não apenas contribui para a segurança nas ruas, mas também forma cidadãos conscientes e responsáveis. Queremos que eles cresçam sabendo a importância do respeito às leis de trânsito, seja como pedestres, ciclistas ou futuros motoristas”, explicou. 

 

Cláudio Farias, coordenador de educação para o trânsito da SMTT

 

 

As atividades da Blitz Educativa incluíram demonstrações sobre como usar corretamente a sinalização de trânsito, como o semáforo e a placa de pare, e até mesmo uma mini pista de trânsito onde as crianças puderam brincar de motoristas, utilizando um dado e ao mesmo tempo  aprendendo a respeitar as regras e os sinais. 

 

 

A professora Francimeire de Oliveira Torres, que acompanhou os alunos durante a blitz, elogiou a iniciativa da SMTT. "Foi uma experiência incrível para as crianças. Elas se envolveram ativamente e entenderam a importância de seguir as regras de trânsito. Tenho certeza de que levarão essas lições para a vida toda e, o principal, vão disseminar os ensinamentos em casa, para orientar os pais”, disse.  

 

Francimeire de Oliveira Torres, professora

 

Além das escolas públicas, a SMTT direciona suas ações educativas para diversas outras instituições de ensino. O objetivo é contribuir para a formação de um trânsito mais seguro e para a conscientização dos cidadãos desde cedo, seja na rede pública ou privada de ensino. Essa abordagem ampla demonstra o comprometimento da SMTT em alcançar um público diversificado, assegurando que a educação para o trânsito seja acessível a todos e que todos os futuros condutores estejam bem informados sobre as regras e práticas seguras no trânsito.

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier