SMTT de São Cristóvão realiza palestra sobre educação no trânsito na Escola Estadual Paulo Sarasate

14/03/2024 - 17:57 Atualizado há 12 horas



 

Com o objetivo de orientar os estudantes com relação às práticas que garantem segurança no trânsito, a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão realizou nesta quinta-feira uma palestra educativa na Escola Estadual Paulo Sarasate, com cerca de 80 alunos do 2º ano do ensino médio da instituição. 

 

A coordenadora da escola, Jaqueline Andrade, explica que a instituição realiza eventos sobre educação no trânsito com frequência, em função da necessidade de orientar os alunos para evitar acidentes. “Nossa expectativa é de que eles desenvolvam mais consciência e responsabilidade de que é necessário ter uma conduta correta e ser exemplo para outras pessoas, para garantir maior segurança”, pontuou a coordenadora. 

 

 

Jaqueline Andrade, coordenadora da escola

 

 

Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, Vanderlei Correia, é fundamental realizar este tipo de atividade educativa, que tem um potencial de refletir de forma significativa na formação desses jovens. Correia destaca ainda a importância de usar uma linguagem adaptada a cada público para facilitar a compreensão: 

 

“A gente geralmente trabalha com orientações para um público infantil. Hoje a gente mudou a dinâmica da conversação porque são adolescentes e a diretora nos informou sobre o perigo que eles enfrentam ao transitar na rua. Porém, seguimos informando com orientações básicas, que são referências para o nosso trabalho aqui no município: sinalização, evitar beber e dirigir, evitar uso de celular no volante e outras questões”.

 

 

Vanderlei Correia, coordenador de trânsito da SMTT

 

 

 

 

Entre os alunos presentes estava Jonas Natanael, que celebrou o momento educativo: “Eu já tinha participado de eventos com orientações sobre trânsito na minha antiga escola. 

Hoje tivemos um conhecimento importante sobre as leis de trânsito, identificação das placas de sinalização, penalidades que podem acontecer e uma conscientização para agir da forma correta”. 

 

 

Jonas Natanael, aluno

 

 

Já Rebeca Santos conta que, a partir dos conhecimentos adquiridos, vai orientar as pessoas da família sobre as melhores condutas no trânsito:

 

“Eu já conhecia boa parte das informações que foram ditas, mas hoje aprendi bastante sobre a questão da direção sob uso de álcool. Agora vou poder chamar a atenção de pessoas da minha família quando dirigirem depois de beber”, concluiu. 



Rebeca Santos, aluna

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos.