SMTT de São Cristóvão realiza mais de 100 ações de educação no trânsito

09/06/2020 - 15:20 Atualizado há 2 horas

Ao longo dos últimos anos, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Cristóvão tem investido em educação para o trânsito. A medida, preventiva, visa formar jovens cidadãos mais conscientes e reeducar os adultos. Com essas ações, os agentes de trânsito já realizaram cerca de 120 atividades, entre palestras e blitzes, contemplando mais de 25 mil pessoas.

“Pensamos a SMTT também como uma ferramenta educacional, voltada para educar crianças e adultos, sempre prezando pelas normas legais que regem o trânsito. Ao longo dos últimos três anos e meio, nossos agentes e os servidores administrativos estão trabalhando nas ruas, povoados em ações educacionais. Nosso foco também são as escolas da Rede Municipal, onde os alunos, da educação infantil e fundamental, participam das atividades de forma a aprenderem brincando”, pontua o prefeito Marcos Santana.

As ações educacionais da SMTT englobam crianças, jovens, adultos e idoso, sempre focadas nas informações básicas do trânsito, prevenção contra acidentes e outros temas diretamente relacionados ao cotidiano dos pedestres e motoristas. “Estamos educando os mais jovens para quando adultos, na hora de tirar a carteira de motorista, por exemplo, eles estejam mais conscientes e responsáveis. No caso dos adultos nós trabalhamos também a questão dos acidentes e das responsabilidades”, frisa o superintendente da SMTT, Nilton José dos Santos.

O coordenador de educação para o Trânsito da SMTT, Cláudio Farias da Paixão pontua ainda que o trabalho educacional da SMTT, nas escolas, transita pelo lúdico, através de brincadeiras enquanto os adultos recebem informações mais diretas, através de notícias. “A parte educacional é feita de acordo com o tipo do público, onde as crianças participam de palestras mais curtas, onde direcionamos o conteúdo para o básico do trânsito, como sinal de trânsito, uso de cinto e outros temas e frisamos que elas precisam multiplicar esse aprendizado da sala de aula em suas casas, com os pais e irmãos. Já os jovens e adultos nós enfatizamos as coisas de forma mais cruas, porém, didáticas. Usamos dados estatísticos de morte e acidente, casos de acidentes nas famílias, pessoas que perderam parentes, mostrando o certo e o errado, através das situações de imprudência”, explica.

Prefeito Marcos Santana participando de ação educativa

Segundo a diretora de trânsito da SMTT, Rose Oliveira, a população sancristovense está mais consciente do seu papel enquanto motorista e pedestre. “Percebemos que a parte de educação para o trânsito surte efeito imediato na vida das pessoas. Percebemos jovens, adultos e crianças parando em faixa de pedestre, respeitando o sinal de trânsito. As blitzes educativas são tanto para moradores do município quanto para taxistas, transeuntes, mototaxistas, empresas de ônibus e particulares da cidade. Estamos contemplando diversos públicos ao mesmo tempo”, informa diretora de trânsito.

As ações da SMTT de São Cristóvão contam quase sempre com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho, além da colaboração da Polícia Militar, Detran e SMTT de Aracaju.

Fotos: Diretoria de Comunicação de São Cristóvão.