SMTT de São Cristóvão realiza blitz educativa utilizando simuladores de embriaguez e sono para reforçar riscos da imprudência no trânsito

28/12/2023 - 16:40 Atualizado há 1 hora



A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de São Cristóvão (SMTT/SC) promoveu, nesta quinta-feira (28), a última blitz educativa de 2023. A ação ocorreu em frente ao SergipeTEC, no Rosa Elze, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a necessidade de adotar práticas de segurança, especialmente durante a época dos festejos de fim de ano. Durante a atividade, os agentes da SMTT convidaram os motoristas para participar de uma dinâmica utilizando óculos de simulação de embriaguez e sono. 



De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, José Robson, a atividade desta quinta-feira faz parte do programa Rodovida, que é promovida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As ações do programa começaram no dia 13 de dezembro e prosseguem até o fim do feriado de Carnaval.

 


 

Durante todo esse período serão feitas atividades de educação e fiscalização de trânsito, voltadas para as condutas de risco dos condutores e passageiros, como: ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículos.



“Neste ano a gente retoma novamente a parceria com a PRF e outros órgãos de trânsito para realização de ações que tem como foco principal a redução das mortes no trânsito. Esta é a nossa última blitz do ano, mas em 2024 continuaremos nossas ações buscando sempre conscientizar a população e assim contribuir para redução de acidentes em nossa cidade”, comentou o diretor de trânsito da SMTT, José Robson.

 



Diretor de trânsito da SMTT, José Robson

 

Óculos simuladores de sono e embriaguez



Após receberem as orientações dos agentes de trânsito, os condutores puderam ter a experiência de utilizar os óculos que simulam a sensação de embriaguez e sono. Rose Oliveira, coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, explica que a experiência consiste em conscientizar as pessoas sobre o impacto que o álcool e o sono causam no comportamento dos condutores. 

 

“Nós montamos um circuito onde eles precisam inicialmente fazer um trajeto com obstáculos sem os óculos e em seguida com os óculos que simulam a visão de uma pessoa embriagada e a visão de quando está com sono. O objetivo é que eles percebam o impacto disso e se conscientizem, e assim a gente consiga reduzir o número de mortes ocasionadas por conta desses fatores”, explicou. 

 

Rose Oliveira, coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT

 

O supervisor de vendas, Eliel Moraes, elogiou a iniciativa e disse que se surpreendeu com a dinâmica aplicada pela equipe da SMTT. “Foi uma experiência ímpar. Acho que todos os motoristas e todo cidadão deveriam passar por isso aqui, para ver quão irresponsável nós somos quando nós assumimos esse risco na direção, com sono ou com embriaguez. Hoje eu estou saindo daqui com uma grande lição de vida, foi um aprendizado”, contou.

 

Supervisor de vendas, Eliel Moraes

 

 

Jaconilides Martins de Santana, autônomo, também falou sobre a importância da ação e elogiou o trabalho da SMTT no que diz respeito à conscientização dos motoristas. “Essa foi mais uma maneira de perceber que sono e álcool não combinam com direção mesmo. Acho muito importante essa iniciativa, porque todo o trabalho de prevenção é válido”, apontou.

 

Jaconilides Martins de Santana, autônomo

 

 

Motoristas precisavam realizar um circuito com obstáculos utilizando os óculos simuladores 

 

Fotos: Heitor Xavier