SMTT de São Cristóvão realiza blitz educativa em parceria com Detran e Polícia Militar

11/05/2021 - 15:19 Atualizado há 2 dias

Oficialmente, o dia 11 de maio é considerado o ápice da campanha Maio Amarelo. Para celebrar a data e o mês de alerta aos condutores e pedestres, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Cristóvão realizou uma grande blitz nas imediações do SergipeTec na manhã desta terça-feira. A ação contou com as participações de agentes do Detran-Sergipe e Polícia Militar.

Nilton dos Santos

No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como um momento de reflexão e ação em prol de um trânsito mais seguro, transformando maio num mês referencial. Assim, desde o início do mês, os agentes da SMTT de São Cristóvão estão realizando ações educacionais em diversos pontos da cidade. “Fizemos essa ação reunindo Detran e Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv-PMSE). Hoje é um dia especial, com o tema ‘’A Responsabilidade Salva Vida’, onde dialogamos com os condutores e distribuímos camisetas e máscaras também, para que essa campanha possa ser expandida, com a colaboração dos próprios condutores. Essa união de hoje vem reforçar nosso trabalho porque acabamos por aumentar nosso alcance”, pontuou o superintendente da SMTT de São Cristóvão, Nilton dos Santos.

Lacerda Júnior

De acordo com o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Lacerda Júnior, a ação da SMTT de São Cristóvão merece ser reverenciada. “Nós temos feito essa parceria com São Cristóvão há um tempo e notamos ser algo produtiva, já que a SMTT de São Cristóvão vem pouco a pouco trabalhando no quesito da educação para o trânsito dentro do município, contribuindo para uma mudança na conduta das pessoas. O Detran está pronto para apoiar todo o órgão de trânsito que tem esse tipo de procedimento”, pontuou.

Para o condutor, Odeilzo Nicolau, a ação da SMTT foi fundamental para retomar os cuidados na hora de pilotar. “Essa ação acaba sendo uma responsabilidade social, dando esse toque que precisamos ter tanto com a nossa vida quanto com a vida do próximo, servindo de alerta. Quero agradecer a todos vocês por esse momento”, enfatizou.

Convidada especial

Fazendo parte do evento, a precursora em levar os trabalhos da Companhias de Polícia de Trânsito em Sergipe para além dos muros, Selma Dantas participou da ação desta manhã. “Hoje, aposentada, estou como aqui convidada e voluntária. Esse trabalho está no sangue. Comecei essas ações nas ruas de Aracaju e outras cidades lá em 1997, a partir de experiências adquiridas em viagens, conhecendo Companhias de Polícia de Trânsito de outros estados. É um trabalho gratificante, mas que precisamos sempre intensificar. Só lamento que alguns gestores municipais ainda não entendam que o trânsito é tão importante quanto outros setores”, disse.

Selma também pontuou a importância de se investir mais em educação para o trânsito. “Sabemos comprovadamente, que se é feito um investimento em campanhas educativas no trânsito o resultado será refletido na prevenção de acidentes (e doenças) e, consequentemente, em menos gastos para a saúde. Da mesma forma em que se investe em educação, saúde e habitação nós precisamos que mais gestores invistam no trânsito, pra que tenhamos um convívio mais harmônico. No Brasil, temos muitas pessoas sequeladas por conta de acidentes de trânsito e isso vai tudo para a responsabilidade do SUS. Sempre que sou convidada eu faço questão de participar dessas ações”, frisou.

Selma Dantas

Fotos: Dani Santos.