SMTT de São Cristóvão realiza ação em memória às vítimas de trânsito

22/11/2023 - 17:30 Atualizado há 2 dias



Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de seguir rigorosamente às normas Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Prefeitura de São Cristóvão, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), realizou nesta manhã (22) uma iniciativa voltada à sensibilização de motoristas e pedestres, além de prestar homenagem àqueles que foram vítimas de acidentes. A ação aconteceu na entrada do bairro Eduardo Gomes, local com grande fluxo de veículos e transeuntes. 

 

 

José Robson, diretor de trânsito da SMTT, contou que esta mobilização surgiu no ano de 2005, quando  a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o terceiro domingo de novembro seria destinado ao Dia em Memória às Vítimas de Trânsito. Agora em 2023, a celebração ocorreu no dia 19 deste mês. "Essa iniciativa é respaldada pelos dados alarmantes que evidenciam a complexidade do cenário em Sergipe. Somente este ano, cerca de seis mil pessoas estiveram envolvidas em acidentes na região. Lamentavelmente, recentemente, ocorreu uma fatalidade nas proximidades da Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, destacou.

 

José Robson, diretor de trânsito da SMTT

 

O diretor ainda acrescentou que a  proposta dessa mobilização é direcionar a atenção da população para os cuidados necessários, especialmente à medida que nos aproximamos de um período festivo, conhecido pelo aumento na incidência de acidentes. “Aqueles que estarão nas estradas, seja a trabalho ou a lazer, devem redobrar os cuidados, não apenas pela própria segurança, mas também em respeito à vida do próximo”, aconselhou. 

 

 

Motoristas e pedestres apoiam a iniciativa

 

Carreteiro há mais de 15 anos, Wagner César avalia o trabalho da SMTT como de suma importância na conscientização de todos os envolvidos no trânsito. "Quando não estamos dirigindo, nós somos também pedestres. Quem está no volante, muitas vezes se descuida com um aparelho celular e esquece da sinalização, esquece do pedestre e acaba causando um acidente. Então vamos prestar mais atenção, deixar o celular de lado e ter cuidado no trânsito, pois o cuidado irá salvar vidas. E eu, como motorista profissional, acho muito importante essa conscientização, porque acima de tudo precisamos respeitar as normas”, frisou.

 

 
Wagner César, carreteiro

 

Outro veterano das estradas é o carreteiro Afenor Lima. Com mais de 30 anos de BR, o motorista profissional avalia a ação como fundamental para a prevenção de acidentes. "Observo frequentemente que tanto os motoristas quanto os pedestres deixam a desejar no cumprimento das regras de trânsito. Esse mau comportamento é notável, especialmente no que se refere ao uso dos semáforos e das faixas de pedestres. Diante da minha longa experiência nas estradas, acho positiva essa iniciativa de integração entre o poder público e a população, no sentido de nos conscientizar sobre as nossas responsabilidades”, avaliou. 

 

Afenor Lima, carreteiro

 

Wellington da Silva Vicente Junior, operador de caixa, foi mais um dos motoristas abordados durante a ação. Para ele, “é muito importante conscientizar as pessoas, porque no momento da abordagem pode haver alguém necessitando de orientação para corrigir comportamentos inadequados. Achei a abordagem perfeita e agradeço à Prefeitura pela iniciativa, pois ela contribui para promover mais tranquilidade no trânsito e melhorar a segurança de todos”, ressaltou. 

 

Wellington da Silva Vicente Junior, operador de caixa

 

Outras ações em homenagem às vítimas de acidentes

 

Nesta noite (22) às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, localizada na Praça da Matriz, Centro Histórico da Cidade, será realizada uma missa com a presença dos familiares das vítimas de acidentes de trânsito. Em continuidade às homenagens, a SMTT promoverá um culto evangélico no dia 26 deste mês, na Assembleia de Deus Missão, situada na Avenida Canal no bairro Eduardo Gomes, às 18h.

 

Fotos: Heitor Xavier