SMTT de São Cristóvão promove atividade educativa na Creche Maria de Lourdes Gomes

16/10/2023 - 16:38 Atualizado há 23 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão acredita que as crianças são, sim, agentes de mudanças. E é por isso que, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), a programação de educar as futuras gerações sobre segurança no trânsito segue acontecendo. Nesta manhã de segunda-feira (16) foi a vez da Creche Maria de Lourdes Gomes, localizada no bairro Rosa Maria, receber a equipe educativa de trânsito. 

 

A iniciativa da SMTT busca transformar as crianças em agentes de mudanças no trânsito, oferecendo-as, desde cedo, a compreensão e importâncias das regras e da segurança no trânsito. Com atividades lúdicas, brincadeiras e abordagens educativas, a equipe visa tornar a aprendizagem divertida e informativa. 

 

 

 

 

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rose Oliveira, além de educar as crianças, as ações têm impacto direto na conscientização dos pais. “As crianças têm a capacidade de entregar melhor a mensagem, sensibilizar melhor os pais a respeito das regras de trânsito. Hoje viemos trazer essa mensagem do trânsito, falar sobre o uso do capacete, do cinto de segurança, velocidade, bebida e direção com os pequenininhos de uma forma bem lúdica, bem colorida, para que eles possam levar essa mensagem para os pais”. 

 

 

Rose Oliveira

 

 

Para Nariane Pinheiro, coordenadora de educação infantil de São Cristóvão, essa é a melhor fase para as crianças aprenderem sobre a temática. “Essa vivência é onde a criança aprende mais, porque a gente sabe que os anos iniciais a criança está com a arquitetura cerebral sendo construída, estabelecendo todas as bases da inteligência do ser humano em um curto espaço de tempo, principalmente nos 3 primeiros anos. Nessa fase, a criança registra todas as suas experiências no cérebro. Então para gente é muito importante apresentar assuntos relevantes como esse em atividades lúdicas, passando conhecimento de forma divertida”.

 

 

Nariane Pinheiro

 

 

À medida que as crianças vão aprendendo e internalizando as regras de trânsito, elas se tornam mensageiras naturais desses ensinamentos em casa, com toda sua família. Isso gera um ciclo de conscientização que pode ajudar e evitar possíveis acidentes, segundo afirma Maria Cristina Aragão, gestora da referida creche. “Nossas crianças são a base da educação. Então isso é uma vivência, vivência lúdica que traz aprendizagem. E as nossas crianças precisam aprender desde o princípio o perigo que é o trânsito para eles mesmos conscientizar os pais. Eles vivem isso e eles conseguem interferir nas ações negativas dos pais”. 

 

 

Maria Cristina Aragão

Fotos: Dani Santos