Semma promove roda de conversa com o tema “Teia de Diálogos Verde: Entre elas e a Natureza"

06/03/2024 - 19:53 Atualizado há 2 dias



Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), promoveu na manhã desta quarta-feira (06) um diálogo sobre Mulher e Meio Ambiente. Na ocasião, o público-alvo principal foram jovens mulheres da EMEF São Cristóvão e EMEF Gina Franco que assistiram mulheres compartilharem suas experiências de vida. 

 

 

 

 

 

Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Semma, Manuel Júnior, o encontro teve o objetivo de convidar mulheres fortes, de luta e que têm contato com a natureza desde a infância para discutir situações presenciadas, compartilhar saberes e dialogar experiência de vidas entre elas. “Acredito ser uma forma de valorização dessas mulheres e que para essas jovens essas mulheres sejam exemplos a serem seguidos e que consigam se identificar com suas forças, lutas, experiências e todo o conhecimento compartilhado”. 

 

 


Manuel Júnior, coordenador de Educação Ambiental da Semma

 

 

De acordo com Acácia Maria, conhecida como Mãe Acácia, o momento foi de compartilhar a importância sobre a natureza e o papel da mulher nela. “É um momento de compartilhar o conhecimento que a natureza é importante, sem a natureza a gente não vive. E a mulher, ela é quem traz o ser humano à vida, então ela precisa saber como cuidar das suas crianças, como educar, como mostrar o mundo para elas e fazer com que aprendam a respeitar, justamente, a mãe natureza”.

 

 

Acácia Maria Santos, conhecida como Mãe Acácia  

 

 

Da mesma forma complementa, Suely Scardini, brinquedista e educadora ambiental. “A relevância dessa temática e do formato dela enquanto roda, enquanto diálogos de outras mulheres, é no sentido de potencializar saberes. Saberes além dos saberes científicos, saberes de vida mesmo, dando o exemplo, porque é pela experiência, pelo exemplo que as coisas mudam, que as pessoas formam novas consciências. E isso ligada à natureza, pois não sobrevivemos sem ela. É entender isso, falar para meninas, mulheres mais jovens, é uma tentativa de um diálogo para que haja uma maior compreensão e uma compreensão mais profunda de que somos seres da natureza, não estamos desintegradas dela”. 

 

 

Suely Scardini, brinquedista e educadora ambiental

 

 

Alunas 

 

Para Yasmin Góis, aluna da EMEF São Cristóvão, foi importante conhecer histórias de outras mulheres.Para mim é muito importante conhecer as histórias dessas mulheres, justamente para eu me conscientizar sobre essas histórias, sobre o contato direto delas com o meio ambiente e aprender a valorizar esses dois casos, as mulheres e o meio ambiente. Esse momento agrega muito, pois presenciar momentos de experiências de outras mulheres nos ensina a ser mulheres mais fortes e resistentes”.  

 

 

Yasmin Góis

 

 

Ketelyn Santos, estudante da EMEF Gina Franco, destaca que tratar sobre o tema meio ambiente também é sempre bem-vindo. “É uma oportunidade muito boa e espero que outras pessoas também tenham, pois é um momento de conhecimento, de você aprender com a experiências e histórias de outras mulheres que poderão te ajudar na sua formação com mulher. Além desse tema, ouvimos muito sobre o meio ambiente, sobre sua preservação e cuidado, que é muito interessante também”. 

 

 

Ketelyn Santos

 

 

Fotos: Érica Xavier