Semma encerra Semana do Meio Ambiente com exposições na Praça São Francisco

07/06/2023 - 17:55 Atualizado há 23 horas



 

Durante a manhã e tarde desta quarta-feira (07) aconteceu a Eco Exposição Cidade Mãe Sustentável na Praça São Francisco, Centro Histórico de São Cristóvão. A atividade que encerrou a Semana do Meio Ambiente trouxe instituições com exposições que defendem a natureza e apresentam estudos e soluções de preservação ao meio ambiente. 

 

Estavam em exposição instituições como o projeto Tamar, Pelotão Ambiental, Instituto Bioterra, Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe, Consbaju, Sergipetec, Esculturas de recicláveis Dom Pepe, Embrapa, PSA/UNIT e equipe da Semma. 

 

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Janine Menezes, a parceria com as instituições e empresas que têm ações na área de educação ambiental é válida na multiplicação do conhecimento com toda a comunidade local. Apesar do público majoritário ser os jovens da cidade, a exposição esteve aberta para toda a população. “A ideia é fomentar o nosso programa Cidade Mãe Sustentável, levá-la para o conhecimento do público de São Cristóvão e aproveitar o momento para compartilhar informações, conhecimento e levar a oportunidade de refletirmos sobre nosso comportamento no cuidar da nossa natureza”. 

 

 

Janine Menezes, secretária da Semma 

 

 

A exposição trouxe como proposta uma forma de engajar as pessoas e despertar a consciência ambiental. Abordou-se variados temas, desde a importância da conservação dos recursos naturais até as consequências das mudanças climáticas e a necessidade de adotar práticas sustentáveis no cotidiano. A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), uma das instituições presentes, trouxe à exposição a demonstração da ligação entre educação e ciência, como explica Eduardo Henrique da equipe de comunicação da Embrapa. 

 

“A gente trouxe aqui pesquisas que envolvem extração de óleos essenciais, pesquisa que envolve controles biológicos de pragas e doenças do coqueiro, além de pesquisas que envolvem a cultura de tecidos e, com isso, conservação de plantas”. Eduardo acrescenta que a própria empresa tem um programa similar ao que estava acontecendo chamado Embrapa Escola e, afirma que a presença de tantos jovens em eventos assim causa um sentimento de orgulho. “O jovem, realmente, é o futuro do nosso país e é interessante despertarmos nele o desejo de conhecer sobre a ciência, interesse por estudar e valorizar o potencial desenvolvimento da natureza e da ciência que envolve o meio ambiente”. 

 

 

Eduardo Henrique, membro da equipe de comunicação da Embrapa

 

 

Para Maria Antônia Barroso, expositora do Instituto Bioterra, estar presente na ocasião significa relembrar ao público interessado que as plantas fazem parte da vida de uma forma indispensável e, por isso, a conscientização pela preservação deve estar ativa em todos. “Temos nosso viveiro de mudas nativas e ornamentais no assentamento Capela aqui em São Cristóvão, e essa exposição é uma oportunidade de levar o conhecimento botânico para a comunidade e fomentar a reflexão dos cuidados com as plantas e o cuidado com a natureza em geral”.

 

 

Maria Antônia Barroso, expositora do Instituto Bioterra

 

 

O momento foi oportuno e com interação de dezenas de alunos das redes estadual e municipal de São Cristóvão. Esse olhar de que o conhecimento deve ser levado até a comunidade é considerado essencial também pelo prefeito da Cidade Mãe, Marcos Santana, que enfatiza a juventude como a esperança para um futuro melhor. “Atividades como essa são passos primários para uma sensibilização do público jovem, bem como a comunidade em geral, afinal meio ambiente é de todos, e todos nós precisamos fazer nossa parte; uma exposição como esta,  traz a mostra das consequências das ações danosas e, os jovens, acima de tudo, são quem a gente precisa ter um cuidado maior, pois eles são a nossa esperança que daqui pra frente vão ser os cidadão que vão agir de forma correta, com cuidado e consideração pela natureza e garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana em visita a exposição 

 

 

Juventude presente 

 

Escolas da rede estadual e municipal de São Cristóvão passaram pela exposição. Alunos de variadas idades participaram da atividade que trazia teoria bem como atividades interativas. 

 

 

Evento aconteceu na Praça São Francisco 

 

 

Larissa Santos, de 15 anos e estudante do Colégio Estadual Dep. Elísio Carmelo relata que voltará para casa com novos conhecimentos e pronta para melhorar seu comportamento para com o meio ambiente. “Gostei muito da exposição, está muito bonita e achei o tema muito importante para nossa própria existência. Aprendi mais sobre os animais, como eu faço para preservar eles, quais os cuidados que devo tomar”. 

 

 

Larissa Santos, estudante de 15 anos

 

 

Estudante do mesmo colégio, Alexia Lima, também de 15 anos, mostrou-se contente em aprender mais sobre os animais e que tem aqueles que são tóxicos e que precisam ser cuidados com cautela. “Hoje eu aprendi sobre o caramujo, que ele pode transmitir doenças e que precisamos ter cuidado com ele, ter cuidado com o que comemos. Ouvi sobre os vermes, como podemos fazer para afastar eles. Além disso, me ensinaram mais sobre o meio ambiente, que podemos proteger todos os animais, principalmente aqueles que estão com ameaça de extinção”. 

 

 

Alexia Lima, estudante de 15 anos





Fotos: Dani Santos