Seminfra desenvolve projeto de mapeamento das ruas do município de São Cristóvão

13/10/2022 - 16:49 Atualizado há 1 dia



Pensando em auxiliar o planejamento da gestão, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de São Cristóvão, apresentou na manhã desta quinta-feira (13) um projeto de mapeamento das ruas do município. A partir desse mapa, será possível a identificação das ruas que precisam ser pavimentadas, quais precisam de manutenção e quais os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. 

 

 

De acordo com a gestora de gabinete da Seminfra, Carlyane dos Santos, o projeto surgiu pela necessidade em criar um banco de dados para construir as tomadas de decisão da secretaria. “Devido essa demanda, eu convidei os estagiários para participar do projeto e eles momentaneamente aceitaram e executaram esse levantamento indo nos bairros, verificando a situação das ruas, vendo quais estão e não estão pavimentadas para termos um paralelo com a nossa equipe de manutenção e já se antecipar com as manutenções preventivas e como agir em outras situações”, explicou.

 

Carlyane dos Santos, gestora de gabinete da Seminfra

 

O mapeamento foi realizado por meio do software QGIS, um programa de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) gratuito que ajuda na elaboração de mapas e análises espaciais. Assim, foi possibilitada a construção de um mapa das regiões Centro e Grande Rosa Elze da Cidade Mãe. Para as próximas ações, é esperado um futuro levantamento focado nos povoados e comunidades.

 

O secretário da Seminfra, Júlio Nascimento Júnior, parabenizou o esforço dos envolvidos e considerou o projeto de suma importância na tomada de decisões. “Agora nós podemos ter um fluxo melhor dos nossos investimentos através desses dados, além de oferecer uma resposta às comunidades sobre porque nós estamos investindo em determinada área diferente de outra”, disse.

 

Júlio Nascimento Júnior, secretário da Seminfra

 

Opinião da equipe

 

André Felipe, estudante de engenharia civil e estagiário da Seminfra, foi um dos membros que participaram do levantamento e define o projeto como algo produtivo tanto para secretaria quanto para a população. “Para mim que sou filho da terra, foi maravilhoso visitar as ruas da cidade, entender o que precisa, o que já foi pavimentado e o quanto de mudança a questão atual já fez na cidade”, comentou.

 

André Felipe, estagiário da Seminfra

 

O arquiteto da Seminfra, Edílio Lima, ressaltou a iniciativa como um trabalho fantástico da Secretaria por desenvolver uma ferramenta de planejamento para futuras ações. “Vamos estar mais alinhados com programas federais que direcionam recursos ao município, vai ficar mais fácil captar para planejar, e tudo isso vai nos ajudar a criar um sistema de prioridades”, finalizou. 

 

Edílio Lima, arquiteto da Seminfra

 

Fotos: Dani Santos