Semana de Agricultura: atividade para mulheres agricultoras é realizada no Acampamento Emília Maria

28/07/2021 - 12:01 Atualizado há 1 dia

Dando continuidade às ações da Semana de Agricultura de São Cristóvão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) realizou uma ação educativa no Acampamento Emília Maria. Em conjunto com a Secretaria de Saúde, a atividade visou fortalecer o autocuidado da mulher agricultora, como também tratou sobre a importância da segurança alimentar e dos alimentos seguros para a comunidade.

De acordo com Edmilson Brito, secretário de meio ambiente, agricultura e pesca, o número de mulheres na lida do campo é muito grande, tornando importante que elas estejam embasadas tecnicamente para que possam continuar trabalhando. “Nós queremos fortalecer a mulher agricultora, passamos algumas informações sobre saúde da mulher para que elas sejam cada vez mais fortalecidas no seu local de trabalho, e mantenham a saúde”, explicou o secretário.

Priscila Lírio, Referência Técnica em Saúde da População Negra, encara a ação como o início de um processo para entender as especificidades de saúde daquela comunidade. “A ideia hoje é realizar uma primeira visita da equipe de saúde, tentando entender um pouco desse território e de como essas pessoas fazem o processo de autocuidado. A partir disso saber como os profissionais e as equipes de saúde estão chegando por aqui, quais as principais demandas de saúde dessa população, para que a gente possa entender melhor e poder ofertar um cuidado mais próximo das mulheres agricultoras”, destacou Priscila.

Para a Larissa Monteiro, nutricionista do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a ação é de extrema importância para os agricultores prepararem melhor os seus produtos. “Queremos tentar mostrar um pouco o que são alimentos seguros e o que é segurança alimentar, que são coisas distintas. Então vamos falar um pouco sobre o que é ter alimentos e como proteger, dentro do que temos, a segurança alimentar dentro de casa e na produção desses alimentos. O alimento em si é um promotor de saúde, e queremos destacar a importância dele na inserção das nossas casas.”

Confira a programação completa da Semana de Agricultura:

28/07/2021 - Oficina de Compostagem (Assentamento Rosa Luxemburgo)

29/07/2021 - Oficina de Horta Caseira e plantas medicinais (Assentamento Florestan Fernandes)

30/07/2021 - Plantação de Mudas em área degradada (Caípe)