Semana da Agricultura de São Cristóvão foi iniciada com foco na agricultura familiar

28/07/2021 - 11:53 Atualizado há 7 horas

Seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) deu início nesta segunda-feira (26) à Semana da Agricultura de São Cristóvão. Com o tema “Valorizando a produção e alimentação orgânica”, além de homenagear os agricultores, cujo dia é comemorado em 28/07, o evento também visa fomentar a agricultura familiar no município e possibilitar linhas de crédito para os trabalhadores rurais.

Para Edmilson Brito, secretário da Semap, ações como essa são importantes para que os trabalhadores do campo consigam ajuda técnica e financeira. “Não temos condições de financiar diretamente os nossos agricultores, então nós assumimos o papel de incentivadores, aqueles que buscam levar para eles os incentivos e conhecimentos técnicos e embasamento para poder ampliar sua forma de cultivo e melhorar o plantio. Também queremos trazer para eles oportunidades ofertadas por alguns parceiros, como os bancos do Brasil e do Nordeste, o Sebrae, a Emdagro, que vão disponibilizar alguns financiamentos para que os agricultores familiares possam ampliar seus negócios e ter mais renda”, explicou Edmilson.

O secretário finalizou dizendo que a semana “também terá algumas atividades em assentamentos, quando iremos até eles apresentar formas de financiamento e, assim, fortalecer a economia familiar e gerar mais renda”. finalizou o secretário.

O coordenador de produção do Assentamento Emília Maria, Célio José, que há quatro anos é ativo nas atividades do campo, encara a iniciativa da prefeitura como mais uma forma de apoio da Prefeitura para com os agricultores. “Isso aqui é muito bom. Mais uma vez nos ajuda muito, porque tem alguns que não tem nenhuma condição financeira. Essa parceria é muito boa para que a gente venha produzir melhor os nossos alimentos”, falou José.

Segundo Voldeer Marinho, gerente do programa “Agroamigo”, programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que possibilita o financiamento de micro créditos aos trabalhadores rurais, o órgão está disposto a firmar parcerias para que a agricultura familiar seja fortalecida. “Nós trabalhamos com a linha de crédito de micro finança, que é a principal forma para movimentar uma sociedade, uma comunidade. Já nos primeiros financiamentos a gente tem um bônus bacana, que é para poder realmente estimular os trabalhadores do campo, e à medida que vai se desenvolvendo os benefícios continuam. Inicialmente a nossa taxa é de 0,5% ao ano, podendo chegar ao máximo em até 4,5%, podendo ter incidência de bónus, justamente para eles se desenvolverem mesmo”, destacou Voldeer.

Outra parceira que se fez presente foi a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO), já que o pequeno agricultor familiar necessita do suporte oferecido por ela. De acordo com ele (quem?), para participar dos projetos voltados para os agricultores é preciso ter uma declaração feita pela EMDAGRO. “A Declaração de Aptidão é o documento de identificação da agricultura familiar, e pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias”, frisou.

Confira a programação completa da Semana de Agricultura:

27/07/2021 - Dia da Saúde da Mulher Agricultora (Acampamento Emília Maria)

28/07/2021 - Oficina de Compostagem (Assentamento Rosa Luxemburgo)

29/07/2021 - Oficina de Horta Caseira e plantas medicinais (Assentamento Florestan Fernandes)

30/07/2021 - Plantação de Mudas em área degradada (Caípe)