São Cristóvão sedia primeira reunião itinerante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe

15/08/2023 - 17:31 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta terça-feira (15) São Cristóvão sediou a primeira reunião itinerante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. A reunião contou com a presença de 12 membros do comitê sendo composto por representantes do poder público, usuários e sociedade civil, para discutir pautas fundamentais relacionadas à gestão e preservação dos recursos hídricos da região. 

 

O encontro aconteceu com o intuito de fortalecer a comunicação dentro do comitê, aprovar plano de trabalho, definir atuações e participação de membros no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). Além disso, foram abordados diversos temas de relevância, como a importância da preservação das nascentes, uso sustentável dos recursos hídricos e a busca por soluções para enfrentar os desafios presentes e, até mesmo, futuros. 

 

 

 

 

Segundo o superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Rocha, o Comitê é o Parlamento das Águas, e é formado pelos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, a exemplo de São Cristóvão. Para ele, a participação do poder  público municipal é muito importante, por discutir, principalmente, o conflito pelo uso da água, que é uma das principais funções do Comitê. 

 

 

Ailton Rocha, superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe (Foto: Érica Xavier) 

 

 

“Hoje fui convidado para abordar sobre sistemas de grande relevância para todas as Bacias Hidrográficas, inclusive a do Rio Sergipe. O Comitê tem o formato tripartite, com a representação do poder público, dos usuários e da sociedade civil que se reúnem para colaborar no aperfeiçoamento da política estadual de recursos hídricos”, declara Ailton.

 

De acordo com o então presidente do Comitê, Ardilles Souza, o plano de trabalho, que foi um dos pontos discutidos no encontro, estabelece as diretrizes e metas a serem alcançadas pelo Comitê ao longo dos próximos períodos. A estruturação desse plano é fundamental para a efetividade das ações voltadas à proteção e gestão das águas da bacia do Rio Sergipe. “São pautas que foram estabelecidas previamente, além do plano de trabalho a pauta sobre a comunicação dentro do comitê foi discutida e a participação do ENCOB, que esperamos que a secretária do Meio Ambiente de São Cristóvão possa participar, pois é um momento importante e interessante”. 

 

 

Ardilles Souza, presidente do Comitê (Foto: Érica Xavier)

 

 

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente da Cidade Mãe de Sergipe, foi participante do encontro pela primeira vez. Sua presença no Comitê proporcionou a oportunidade de apresentar situações atuais ligadas ao município de São Cristóvão, buscando estabelecer um apoio mais efetivo dos participantes do Comitê. “O Comitê visa a implementação de projetos, ações, programas que ampliem a preservação, as ações de preservação e manutenção dos recursos hídricos em todos os municípios que são abrangidos pela bacia do Rio Sergipe, incluindo nossa cidade, São Cristóvão”. 

 

 

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente

 

 

Marcos Lázaro, vereador de São Cristóvão e coordenador do Fórum Estadual do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe acrescentou pautas relevantes ligadas diretamente à Cidade Mãe. “Trouxemos pautas importantes também para o nosso município, a exemplo do Programa Produtor de Água. Esse programa a gente está trabalhando, dialogando com o Estado e iremos dialogar, também, com os municípios sobre a importância dele para a proteção das nossas nascentes”. 

 

 

Marcos Lázaro, coordenador do Fórum Estadual do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe

 






Fotos: Heitor Xavier