São Cristóvão é o primeiro município sergipano a iniciar implantação de plataforma que dá celeridade e reduz custos nos projetos de construção 

17/02/2023 - 16:27 Atualizado há 3 dias



Com o intuito de melhorar os projetos e processos vinculados às obras do município, a Prefeitura de São Cristóvão está implantando a plataforma Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção. A iniciativa é pioneira em Sergipe, dará mais celeridade e modernizará os processos para projetar, construir e operar uma edificação ou instalação, gerenciando as informações da obra em todo o seu ciclo.



Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Júlio Nascimento Júnior, o processo de implantação do BIM em São Cristóvão foi iniciado em 2022, e atualmente está sendo executada a etapa de diagnóstico para que posteriormente seja feita a implementação da plataforma. “Essa plataforma vai melhorar sistematicamente a qualidade dos nossos projetos, já que teremos eles de forma integrada e colaborativa. Estamos fazendo a capacitação e nivelamento das equipes, e depois iremos partir para a fase de implementação do sistema. Somos os primeiros em Sergipe a iniciar esse processo, o que nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo”, destacou. 



Como parte da etapa de implantação da plataforma, a Seminfra promoveu na manhã desta sexta-feira (17), o Seminário de Nivelamento do Conceito BIM. O encontro foi destinado a todos os servidores das secretarias municipais que possuem equipes vinculadas às áreas de arquitetura e engenharia. 



O seminário foi ministrado pelo arquiteto, urbanista e especialista em BIM, Evandro de Queiroz Longo, que falou sobre a importância da utilização da metodologia em São Cristóvão. “Essa metodologia irá ajudar não só na melhoria dos projetos, mas também na obra e na gestão de todo o patrimônio. Dados mostram que com a utilização dessas ferramentas, nós teremos uma economia de 10% a 20% nas obras. Além disso, será mais fácil mostrar para as pessoas o que será feito, já que tudo realizado em um ambiente tridimensional”, explicou. 

 


Arquiteto, urbanista e especialista em BIM, Evandro de Queiroz

 

Ainda segundo o especialista, com a utilização da plataforma, também será possível fazer a visualização e antecipação de possíveis problemas que às vezes eram identificados somente após a execução da obra, gerando inclusive redução dos aditivos, ou seja, dos investimentos financeiros por meio da Prefeitura.