São Cristóvão disponibiliza virtualmente serviços tributários da Secretaria da Fazenda

31/07/2020 - 18:44 Atualizado há 5 horas



Os serviços ofertados pela Secretaria Municipal da Fazenda estão acessíveis através do site oficial da Prefeitura de São Cristóvão, o www.saocristovao.se.gov.br, na sessão “Contribuinte”. A partir de agora, os cidadãos poderão preencher e enviar, de forma fácil e rápida, documentos como: Notas fiscais, IPTU, Refis 2020, ITBI, ISS, Certidões, requerimentos e Cartão de Inscrição Municipal. A decisão de disponibilizar mais este acesso tem relação com a modernização do site municipal, além de seguir também as regras de distanciamento social, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, neste período de pandemia.

Rosana Fraga

Segundo esclareceu a coordenadora municipal de fiscalização da Secretara Municipal da Fazenda (Semfaz), Rosana Fraga, a decisão vem facilitar ainda mais o contato. “Pensamos em facilitar este acesso, primeiro como forma de modernizarmos os serviços que a Secretaria Municipal da Fazenda disponibiliza ao público como também para evitarmos aglomerações na sede da Semfaz, e com isto diminuirmos os riscos de contágio do coronavírus entre as pessoas”, explicou.

 

Para acessar os tributos e seus respectivos documentos, o internauta deverá ir até a sessão “Contribuinte” onde terá à disposição todos os links contendo os formulários de preenchimento on-line. Cada documento deverá ser baixado (download) e após o preenchimento enviado por e-mails específicos (descritos em cada documentação).

 

A Prefeitura de São Cristóvão disponibiliza o acesso on-line para o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Taxa de Licenciamento de Funcionamento (TLF), Cartão de Inscrição Municipal, além das Certidões (Negativa de Débito, Positiva com Efeito Negativa de Débitos, Negativa Imobiliária de Débitos, Positiva com Efeito Negativa de Imobiliária de Débitos, Certidão de Isenção de IPTU, Certidão de Baixa, Autenticidade de Certidões).

 

“Colocamos recentemente os links que vão diretamente para o preenchimento do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos (ITBI) e também para os formulários de Requerimentos como: Compensação de Tributos Municipais, Parcelamento Ordinário, Imunidade Tributária, Isenção de IPTU, Decadência de Débitos Tributários e Prescrição de Débitos Tributários. Tudo está a um clique do contribuinte, que pode preencher a documentação de forma fácil e rápida”, pontuou Rosana.

 


REFIS 2020

 

A Prefeitura de São Cristóvão informa ainda que todo o processo de pagamento do REFIS 2020, este ano, vem acontecendo de forma digital, através do site. Diferente dos demais documentos, que podem também ser solicitados presencialmente na sede da Semfaz, o REFIS tem regulamento apontando apenas a opção on-line para seu acesso. O endereço do REFIS 2020 é: www.saocristovao.se.gov.br/refis-2020. Vale frisar que o prazo para pagamento do REFIS é 30 de setembro.

 

Segundo o secretário da Semfaz, Eldro da França, todo o processo de modernização de acesso à Secretaria da Fazenda faz parte da política do prefeito Marcos Santana de facilitar os trabalhos e agilizar o processo de resposta das solicitações que a população faz ao município.

Eldro da França

“O prefeito pediu que fizéssemos um acesso mais fácil para o nosso contribuinte. Não é mais necessário que os contribuintes passem na sede da Semfaz no CEAC do Eduardo Gomes nem venham até nossa sede para apenas preenchimento de formulários. As pessoas poderão solicitar e emitir suas documentações de casa mesmo, a hora que elas queiram. Estamos disponibilizando cerca de 80% dos serviços através do computador, o que se torna um grande facilitador”, pontuou.

 

De acordo com Eldro, essa mudança no atendimento à população também vem facilitando com que os servidores da Semfaz agilizem os atendimentos, dando uma resposta muito mais rápida ao contribuinte que solicitou demanda pelo computador. “Os documentos enviados são salvos no nosso sistema e salvos nas pastas de cada contribuinte. Isto diminui os custos com impressão, contribuímos assim para a não degradação do meio ambiente, pois o uso de papel diminuiu muito, além de ser um facilitados na hora de arquivarmos os dados”, enfatizou o secretário da Semfaz.

 

Para entrar em contato via telefone com a Semfaz, o contribuinte poderá ligar (das 8h às 12h) para: (79) 99854-8072/ 99675-3471/ 3045-4924.

 

Links Diretos:

IPTU: https://gestor.tributosmunicipais.com.br/gestor/views/publico/portaldocontribuinte/privado/imobiliario/extratoDebitos/extratoDebito.xhtml

ITBI
https://www.saocristovao.se.gov.br/itbi

ISS
https://saocristovaose.webiss.com.br/

TLF
https://gestor.tributosmunicipais.com.br/gestor/views/publico/prefWeb/modulos/mercantil/extratoDebitos/extratoDebito.xhtml

REFIS 2020-07-31
https://www.saocristovao.se.gov.br/refis-2020


CARTÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL – CIM
https://gestor.tributosmunicipais.com.br/gestor/views/publico/prefWeb/mercantil/cartaoInscricaoMunicipal/cartaoInscricaoMunicipal.xhtml

CERTIDÕES E REQUERIMENTOS
Acesse www.saocristivao.se.gov.br e vá na sessão CONTRIBUINTE, localizada na aba superior, entre as sessões “SERVIDOR” E “TRANSPARÊNCIA”.