Prefeitura de São Cristóvão amplia número de parcelas do IPTU e estende prazo para pagamento em cota única

27/02/2024 - 17:42 Atualizado há 29 minutos



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, Orçamento e Planejamento (Semfop), está adotando novas medidas para facilitar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos contribuintes do município. As mudanças incluem o aumento do número de parcelas e a extensão do prazo para pagamento em cota única, visando amenizar o impacto financeiro sobre as famílias.

 

Anteriormente, os contribuintes tinham a opção de parcelar o IPTU em até cinco vezes. Com a nova medida, esse número foi ampliado para nove parcelas, oferecendo assim uma maior flexibilidade aos munícipes no planejamento de suas finanças.

 

A Prefeitura também decidiu estender o prazo para o pagamento em cota única, que antes iria até março, para o final de abril. Essa iniciativa visa proporcionar um alívio financeiro adicional aos contribuintes que optarem por quitar o imposto de uma só vez, garantindo assim um maior fôlego no orçamento familiar. Além disso, os contribuintes que não possuem débitos de exercícios anteriores e que efetuarem o pagamento integral até o dia 30 de abril de 2024 terão 10% de desconto.

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a importância dessas medidas: "Compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos contribuintes, especialmente neste momento de incertezas econômicas. Estamos trabalhando para oferecer alternativas que facilitem o cumprimento das obrigações fiscais sem prejudicar o orçamento das famílias".



A ampliação do número de parcelas e a extensão do prazo para pagamento em cota única já estão em vigor para o exercício fiscal atual. Os contribuintes que desejarem mais informações sobre as novas condições de pagamento podem entrar em contato com o Plantão Fiscal da Semfop, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, pelo telefone (79) 3045-4924.



O valor mínimo para cada parcela é de R$93,45 para pessoa física e R$186,90 para pessoa jurídica. Para este ano, ficam atualizados os valores venais dos imóveis em 4,72% com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E, acumulado de janeiro a dezembro de 2023, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Premiação para os contribuintes

 

Para incentivar o pagamento em dia do IPTU, a gestão municipal pretende realizar sorteios para bonificar aqueles que não possuem débitos com o município. O projeto já foi enviado para Câmara de Vereadores do município e aguarda aprovação dos parlamentares.



Novo calendário de pagamento do IPTU

 

1ª parcela ou cota única: 30 de abril de 2024

2ª parcela: 30 de maio de 2024

3ª parcela: 28 de junho de 2024

4ª parcela: 30 de julho de 2024

5ª parcela: 30 de agosto de 2024

6ª parcela: 30 de setembro de 2024

7ª parcela: 30 de outubro de 2024

8ª parcela: 29 de novembro de 2024

9ª parcela: 30 de dezembro de 2024