São Cristóvão Inteligente: Prefeitura expande o alcance do Sistema Geodados para otimizar ainda mais a gestão municipal

19/03/2024 - 17:29 Atualizado há 17 horas



Na manhã desta terça-feira (19) representantes da gestão municipal de São Cristóvão participaram de uma apresentação e discussão a respeito do Sistema Geodados - SaaS junto com a equipe da empresa Geodados. Na ocasião, a pauta foi a apresentação do resultado do trabalho de geoprocessamento realizado no município em 2023, e que estes dados estão disponíveis em nuvem, desenvolvido e mantido pela empresa para modernizar e flexibilizar o trabalho da gestão municipal, deixando-a mais inteligente.  

 

 

 

 

A Prefeitura receberá no período de contrato serviços contínuos de treinamento, suporte técnico e manutenção corretivas, adaptativas e evolutivas, garantindo sempre as melhores condições de uso do Sistema Geodados. 

 

De acordo com Laryssa Rosa, que atua no setor de Desenvolvimento de Clientes da Geodados, com esse sistema a administração pública de São Cristóvão terá ao alcance de uma tela todo o mapeamento da cidade, e isso estará disponível a todas as secretarias. “Eles vão ter uma imagem de alta qualidade aérea, imagem 360º, como se fosse o Street View do Google. Com isso, todos que fazem parte da gestão do município, ou seja, os secretários vão conseguir ter um panorama da cidade sem precisar ficar saindo para campo”.

 

A vinda da equipe à São Cristóvão teve como objetivo sanar dúvidas e apresentar o sistema ao corpo secretariado, mostrando os benefícios que serão possíveis alcançar com a facilidade que o sistema proporciona. “Viemos aqui hoje trazer o uso de outras secretarias, além da Secretaria da Fazenda, para dentro do mapeamento. É uma oportunidade de que elas tragam suas informações para agregar ainda mais no sistema e não ficar sob responsabilidade apenas de uma secretaria, já que este sistema pode beneficiar todas elas e, enfim, a gestão municipal por completa”. 

 

Sua colega de setor na Geodados, Gabriela Passos, acrescentou que o sistema é de fácil uso e que sempre estará à disposição da prefeitura para auxílios. “Com o uso de todas as secretarias e o compartilhamento de suas informações dentro do sistema, fica mais fácil o planejamento da cidade, será possível saber através de uma tela quais são as áreas que mais precisam de atenção em todo o município”. 

 

Gabriela adiciona ainda que “a Geodados SaaS engloba o Geodados Web, que é a plataforma acessada pela internet, o sistema é hospedado na nuvem que é organizada pela Amazon. Além da versão web, temos o sistema Mobile e o tratamento da plataforma Desktop, são essas três formas que temos disponível aqui”.

 

 

Gabriela Passos e Laryssa Rosa

 

 

Para o secretário da Fazenda, Orçamento e Planejamento, Eldro França, esse sistema fará com que todos façam um trabalho mais direcionado, pois será feito um cadastro onde todos terão acesso e troca de informações de todas as áreas da Prefeitura. “Em 2023 nós contratamos o sistema para fazer o recadastramento e atualização imobiliária do município. E nessa contratação a gente já fez a previsão de fazer um cadastro, um serviço multifinalitário, onde ele vai envolver todas as áreas do município: saúde, educação, assistência social, meio ambiente, serviços urbanos e as demais. Então esse cadastro vai fornecer possibilidade de a gente aplicar o recurso público de forma mais eficiente e também definir políticas públicas de acordo com a necessidade e com a demanda da população”.

 

 

Eldro França, secretário da Fazenda, Orçamento e Planejamento

 

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, destaca o quão esse sistema contribuirá com o projeto da Cidade Inteligente do município. “Dentro da premissa inteligente, essas ferramentas vão ajudar não só na integração das secretarias, como também no fornecimento de melhores serviços para a população em geral”. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho


 

Fotos: Heitor Xavier