São Cristóvão Celebra Dia da Árvore com plantação de mudas

21/09/2021 - 15:18 Atualizado há 4 horas

Nesta terça-feira, 21 de Setembro comemora-se o Dia da Árvore. Para marcar a data, a Prefeitura de São Cristóvão reuniu a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) e organizou uma plantação de mudas nas imediações da entrada do bairro Marcelo Déda, no canteiro da Rodovia João Bebe-Água. A ação contou com o apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que doou 800 mudas ao município, de diversas espécies, colaborando assim com o Programa São Cristóvão Verde.

“Precisamos transformar essa ação de hoje em algo constante, uma vez que toda cidade precisa sempre de mais árvores. Não cabe apenas à prefeitura esta ação, pois deve ser algo que envolva a população também. Aqui temos um exemplo de como devemos pensar o meio ambiente, levando em consideração as consequências positivas que serão refletidas no futuro de todos nós”, disse o prefeito Marcos Santana.

Segundo o secretário da Semap, Edmilson Brito, as ações do Programa São Cristóvão Verde vêm mudando a cara da cidade, a partir de plantações em locais programados para o recebimento tanto de plantas frutíferas quanto de espécies que vão gerar sombra em locais públicos. “Esses plantios que realizamos constantemente fazem parte da política do programa ‘São Cristóvão Verde’, e nós apoiamos também ações populares que reflitam em iniciativas de reflorestar nossa cidade. Neste Dia da Árvore, por exemplo, plantamos 25 mudas de cinco diferentes espécies (cafeeira, craibeira, ipê, bela sombra e jacarandá), que certamente vão crescer e proporcionar sombra e beleza para esta parte da cidade", frisou.

Segundo o coordenador de agricultura e pesca da Semap, Anderson Cardoso, as escolhas de localidades que recebem as mudas do São Cristóvão Verde acontecem mediante dois canais: necessidade de plantio (ou replantio) e pedido dos moradores. “Estamos trabalhando a partir de nossas análises, onde verificamos os locais que mais necessitam, mas também a partir de solicitação das comunidades que querem levar mais verde para seus bairros e comunidades”, explicou.

Representando a Deso, Marcos Lázaro, explicou que a doação de mudas, por parte da empresa, faz parte do Projeto Deso Verde, que tem o foco distribuir 200 mil mudas de plantas para diversos municípios sergipanos. “Esse projeto pertence à Gerência Socioambiental, sob coordenação da Educação Ambiental da Deso, e só para São Cristóvão, este ano, distribuímos mil mudas, que estão sendo difundidas pela Semap em pontos necessitados de locais verdes”, pontuou.

Edmilson Brito

Anderson Cardoso