Salão de Literatura do FASC recebe o nome de Manoel Ferreira em homenagem ao centenário do poeta sancristovense

16/11/2022 - 13:51 Atualizado há 2 dias

O orador, poeta e agente cultural sancristovense Manoel Ferreira (1922 - 2015) é outro homenageado na 37ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que acontecerá nos dias 01 a 04 de dezembro. Como forma de comemorar os seus 100 anos, caso estivesse vivo, o Salão de Literatura do FASC recebe o nome do poeta. Neste ano, o espaço receberá 21 artistas e funcionará na EMEF Gina Franco.

Manoel Ferreira Santos foi trabalhador da Fábrica Sam Christovam, deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fundador-proprietário do Restaurante Candangos, que se tornaria a principal casa de shows da cidade nos anos de 1960 a 1970, candidato ao governo do Estado em 1980 e diretor do Museu Histórico de Sergipe. Além disso, um dos marcos mais importantes na história de São Cristóvão foi o seu papel na criação do título ‘Quarta cidade mais antiga do Brasil’, que foi instituído a partir de 1967.

No Salão de Literatura que levará seu nome nesta edição de 50 anos do Festival, acontecerá logo no primeiro dia de evento, quinta-feira, uma roda de conversa em homenagem à vida e obra do poeta sancristovense. A atividade será ministrada por Maria Batista e Galdênia Ferreira, e terá mediação de Adailton Andrade. Ainda na quinta-feira, o público poderá participar de atividades com a Academia Sancristovense de Letras e escritoras sergipanas.

Segundo Elma Santos, diretora de arte e cultura da Fumctur, essa roda de conversa será de pessoas que conviveram com esse grande artista da Cidade Mãe. “Nós convidamos a filha dele, Galdênia, para contar sobre a história dele e a professora Maria Batista que é outra sancristovense que conviveu com Manoel, e que inclusive recebeu poemas dele, pois ele tinha esse hábito de escrever poemas para as pessoas da cidade. Será uma conversa de memória sobre o legado desse artista”, explicou.

Elma Santos, diretora de arte e cultura da Fumctur

Para o segundo dia de evento, o Salão oferecerá uma oficina de freestyle: ‘Minas no Free’ com a participação de nomes femininos do ramo, além de roda de conversa com autores sergipanos e contação de história afro. Já no sábado, 03, a programação contará com a participação de Paulo André, criador do Festival de Música ‘Abril pro Rock’, para falar sobre a sua obra ‘Memórias de um motorista de turnês’, uma intervenção literária “Destinos e Desatinos” com Raphael Melo, finalizando com uma roda de conversa sobre o centenário de João Oliva, importante jornalista sergipano e um dos responsáveis pela criação do FASC.

No último dia do FASC, o Salão de Literatura Manoel Ferreira será recheado de Slam poesia marginal com Emanuele Caiane, o cenário desse tema em Sergipe com Igor Sena, terminando com contação de história sobre literatura de erê, com Mali.

Realização

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar e RR Conect.

Saiba a programação completa do Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco

Dia 01/12 - Quinta-feira

15h - Roda de leitura poesia pura - Academia Sancristovense de Letras

16h - Roda de conversa sobre o Centenário de Manoel Ferreira “Vida e obra do poeta sancristovense” - com Maria Batista e Galdênia Ferreira - Mediação: Adailton Andrade