Fasc 2023 chega ao fim com sucesso de público e sem registro de ocorrências

05/12/2023 - 12:09 Atualizado há 11 horas

Seguindo o êxito do Fasc 50 anos em 2022, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) volta em sua 38ª edição, com 51 anos de história, ultrapassando as projeções de público e sem ocorrências registradas. O evento teve início em 01 de dezembro e encerrou no último domingo (03), contando diariamente com cerca de 50 mil pessoas movimentando as ruas da cidade.

Com todos os espaços amplamente ocupados, as manifestações artísticas e culturais do Fasc foram distribuídas por vários locais, incluindo espaços inéditos, como o Palco Mestre Neca, Palco dos Capuchinhos na Praça da Bandeira e o Samba na Bica, a Bica dos Pintos. Dessa forma, visando garantir a segurança dos participantes durante esses três dias, a organização do evento contou com a colaboração de um contingente de 160 policiais militares, além das equipes de segurança privada, para realizar a fiscalização e controle. Além disso, a Prefeitura mantém seu comprometimento com a segurança e investiu na instalação de câmeras de videomonitoramento, as quais estão em operação desde o ano passado.

De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar, comandante Donald, "as pessoas que vêm para cá têm se comportado muito bem. Não tivemos nenhuma ocorrência no evento; em nenhum dos palcos houve registro de roubos, furtos de celulares ou outros pertences, tampouco confusões. A Polícia Militar, juntamente com toda a segurança privada e a SMTT, tem proporcionado a sensação de tranquilidade", enfatizou.

Comandante Donald,  tenente-coronel da Polícia Militar

O comandante ainda acrescentou que,  durante a noite, a Polícia Militar aumentou o seu efetivo e durante o dia manteve o suficiente pra atender as áreas onde ocorriam pequenos eventos, principalmente na Bica dos Pintos. “Nossa satisfação é terminar o evento com esse clima de paz na cidade”, frisou.

A presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, falou sobre a superação das expectativas desde que o Fasc retornou em 2017, e ainda parabenizou todos os envolvidos, “desde os profissionais da segurança pela seriedade do trabalho, aos visitantes e moradores por terem abraçado o Fasc e curtido de forma respeitosa. Todos os nossos eventos são realizados com o foco na população, sobretudo na segurança, por isso comemoramos pelos três dias de festa sem intercorrências. Este é o melhor dos resultados,”, afirmou.

Paola Santana, presidente da Fumctur

Fotos: Heitor Xavier