Saúde no Fasc 2023: Festival é encerrado com número de atendimento dentro do esperado e sem ocorrência grave

05/12/2023 - 17:20 Atualizado há 2 dias

Os atendimentos realizados nos pontos de urgência e emergência montados durante a 38ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) estiveram dentro da média esperada pelos profissionais de saúde. A avaliação foi compartilhada pela coordenação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da secretaria de Saúde do município, responsável pelas estruturas de atendimento em saúde durante o evento.

O Festival teve duas estruturas de Posto e Saúde, sendo uma no Paço Municipal, na Praça São Francisco, e a outra na Secretaria de Infraestrutura, na Praça do Carmo.

Ao todo foram 168 atendimentos durante os 3 dias de evento, sendo 57 atendimentos na sexta-feira, 55 no sábado e  26 no domingo, no posto montado na Praça São Francisco. Já na Praça do Carmo, na sexta-feira aconteceram 10 atendimentos, 17 no sábado e 3 no domingo. As ocorrências foram de pessoas com mal estar e outros sintomas leves, somados a casos de embriaguez alcoólica.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Simone Barreto, o número de atendimentos deste ano superou o do ano passado, mas não houve casos graves. “Do total, apenas 8 pacientes precisaram ser encaminhados ao Hospital Senhor dos Passos, por necessidade de sutura em casos de cortes e quedas”.

Simone Barreto, coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (Foto: Heitor Xavier)

Para dar mais atenção ao público do Festival, no sábado e domingo, o posto da Praça São Francisco, que abriria às 18h, foi aberto às 11h, atendendo até o final das atrações.

Realização

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola, Caixa Econômica Federal e Estrella Galicia. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE -  Sistema Engenharia, Colortex, Proex e Celi. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Foto capa: Érica Xavier