Retorno das atividades: Creches aumentam ofertas de vagas para crianças a partir de 6 meses

23/08/2021 - 16:04 Atualizado há 3 dias

Com o retorno das atividades educativas no município, a Secretaria Municipal de Educação retomou também o atendimento nas creches, garantindo assim a assistência especializada para crianças dos seis meses aos três anos e 11 meses. Com a reformulação nos horários de atendimentos, as creches municipais aumentaram o número de crianças acolhidas, passando de 90 em 2020, antes da pandemia, para 137 matriculados, até agora, em 2021. O retorno das atividades aconteceu mediante os cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19 tanto por parte dos profissionais quanto das crianças.

A cidade de São Cristóvão tem três creches (Maria de Lourdes Gomes, Ezilde Serra Pinheiro e Carinho) em atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Segundo explicou a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, o municipal, atendendo normas educacionais, aumentou o número de vagas para as crianças, garantindo assim com que mais famílias possam usar os serviços das creches. “Ofertávamos as creches em horário integral, mas a legislação do Ministério da Educação prevê que isto só poderá acontecer quando a cidade atende toda a demanda reprimida por parte das famílias que necessitam de creches para suas crianças, do contrário, o atendimento acontecerá em um turno apenas, para assim o município abranger mais e mais famílias. Estamos cumprindo esse processo, e o reflexo disto é o aumento no número de procura em nossas creches”, explicou Quitéria.

Por turno, as creches ofertam duas alimentações e estão seguindo um rigoroso protocolo para o recebimento das crianças. Segundo a coordenadora da Creche Maria de Lourdes Gomes, a educadora Maria Cristina Aragão Santos, em cada turno são feitas três trocas de roupas. “Ao chegarem, todas as crianças são higienizadas e vestem a farda para as suas atividades. Ao final de cada turno elas voltam a tomar banho e vestem uma muda nova de roupa, que as mães mandam em suas sacolinhas. Recepcionados as crianças com café da manhã e antes de irem embora elas almoçam ou, se são do turno vespertino, comem uma refeição perto da hora da janta”, disse.

Para Hulliene dos Santos Ferreira Lima, o retorno das atividades da creche de sua filha vem sendo muito importante, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo da pequena Klecia Cristina Ferreira Lima. “Estou gostando da direção da creche. É a primeira vez que deixamos ela numa creche, e venho constantemente acompanhando o seu desenvolvimento. A creche é o espaço do primeiro contato dela com outras crianças, e sei que isto contribuirá para que ela desenvolva melhor sua fala, a coordenação motora e aprenda a compartilhar e socializar”, frisou.

Quitéria de Barros

Maria Cristina Aragão Santos