Projeto Cidade Verde: SEMMA faz ação educativa na EMEF Tia Marinete

04/10/2023 - 16:59 Atualizado há 1 dia



 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou mais uma edição do Projeto Cidade Verde nas escolas da rede municipal de ensino, nesta quarta-feira (04),  considerado o dia dos animais e da natureza. A atividade aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tia Marinete.  Mensalmente a pasta desenvolve atividades sobre educação ambiental, em datas importantes para o calendário socioambiental de São Cristóvão.

 

A coordenadora de Controle de Fauna e Flora da SEMMA, Paula Ismerim, explica que a atividade contou com três etapas: “A atividade de hoje  vai ter um momento para contar a história de um indígena que vive na floresta e que enfrenta desmatamento e  queimada. Depois, nós vamos distribuir cartolinas para eles produzirem cartazes com desenhos. Por fim, vamos, junto com os alunos, plantar uma muda de ipê amarelo, uma árvore nativa aqui da região da Mata Atlântica e vamos fazer esse resgate”. 

 

 

Paula Ismerim,  coordenadora de Controle de Fauna e Flora da SEMMA

 

 

Participaram da atividade um grupo de alunos de cinco e seis anos, de duas turmas diferentes da unidade de ensino. Segundo a professora Mêire Siqueira, esse tipo de atividade é fundamental para garantir uma formação cidadã desde muito cedo para os estudantes do município. 

 

“É muito importante esse tipo de iniciativa porque a gente desenvolve neles o cuidado pela natureza e pelo planeta. Aprender a evitar a destruição, não jogar lixo em lugar inadequado e preservar  o nosso meio ambiente”, ressaltou. 



 

Mêire Siqueira, professora 

 

 

Valentina Santos, de 6 anos, conta a experiência que viveu durante a atividade. “Eu aprendi que não pode colocar fogo na floresta porque senão os animais vão morrer e gostei muito de ouvir a história, desenhar e plantar também”.




Valentina Santos, estudante

 

 

Fotos: Dani Santos.