Projeto Cidade Verde promove plantio de 300 mudas nativas entre os meses de julho e agosto em São Cristóvão

30/08/2023 - 17:36 Atualizado há 1 dia

Através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) a Prefeitura de São Cristóvão vem realizando uma ação de rearborização pela cidade por meio do Projeto Cidade Verde. Entre os meses de junho e agosto, foram plantadas cerca de 300 mudas de espécies nativas em 10 praças, um canteiro e uma Área de Preservação Permanente. A iniciativa visa a arborização em áreas públicas do município favorecendo a qualidade de vida para a população, além das funções ambientais, paisagísticas e sociais.

As mudas são de espécies nativas do bioma Mata-Atlântica, tais como Aroeira-vermelha, Paineira, Araticum, Ipê Amarelo, Tamboril, Maria-farinha, Jatobá, Craibeira, Mulungu, Canafístula, Jenipapo, Saboneteira, Angelim, Ingá, entre outras. No total, foram 542  mudas doadas para o município, sendo 190 mudas pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e 352 mudas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Até o momento, foram plantadas, aproximadamente, 300 mudas espalhadas pelos pontos da Praça Lourival Batista (Centro), Praça Milton do Cinema (Bairro Divinéia), Praça Romualdo Prado (Irineu Neri), Praça da Saúde (Lourival Batista), Praça Maria Lúcia Santos de Moura (Colônia Miranda), Praça do Povoado Rita Cacete, Canteiro da Avenida Horácio de Souza Lima (Bairro Divinéia), Praça do Centro Comercial (Eduardo Gomes), Praça da entrada do Eduardo Gomes, Praça do Loteamento Jardim Loreto (Eduardo Gomes), Praça Marisa Letícia (Luiz Alves) e Área de Preservação Permanente às margens do rio (Povoado Caípe).

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente, ressalta a importância da parceria com as instituições e como essas ações são benéficas à sociedade. “A manutenção das áreas verdes e o aumento da arborização urbana, garantem diversos benefícios sociais e ambientais, proporcionando à população especialmente conforto térmico, já que as árvores tornam o ar mais fresco ao seu redor”.

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente

E por haver esse benefício, a coordenadora de Controle de Fauna e Flora, Paula Ismerim, reforça a conscientização da população diante os cuidados com as novas plantações. “Durante os plantios presenciamos a aprovação da população, mas, infelizmente,  tivemos alguns atos de descuidos com as mudas plantadas, algumas foram comidas por cavalos e cabras que são soltas nos locais para pastar, outras foram arrancadas por crianças, além de colocarem uma fogueira no local onde a muda estava plantada, causando sua morte”.

Paula Ismerim, coordenadora de Controle de Fauna e Flora (Foto: Jhonny Oliveira)

Mesmo diante desses casos, a equipe continuará os serviços de plantio. “Nos próximos meses, faremos ações de replantio e manutenção, até o início das chuvas do ano que vem, onde realizaremos a arborização de outros locais", finaliza Paula.

Fotos: Heitor Xavier