Prefeitura recebe visita técnica da SGB e discutem mapeamento de áreas de risco em São Cristóvão

27/02/2024 - 22:55 Atualizado há 4 dias



Na manhã de hoje (27), a Prefeitura de São Cristóvão recebeu pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil (SGB) em uma visita técnica, com o objetivo de aprofundar o mapeamento das áreas de risco no município. O encontro se concentrou em discutir projetos e iniciativas relacionadas a questões geológicas, abordando situações como deslizamentos de terra, inundações, erosão, entre outros fatores que representam riscos para a população. Vale ressaltar que São Cristóvão foi selecionado, junto com Nossa Senhora do Socorro e Riachuelo, por indicação da Defesa Civil Estadual. 

 

Com o trabalho intitulado "Setorização de Áreas de Risco Geológico", a geóloga Carla Moraes, em colaboração com a geóloga Cecília Silveira, destaca um estudo minucioso realizado em setores com risco geológico significativo, especialmente em locais propensos a movimentos de massa e inundação. O trabalho inclui detalhamento das áreas, fornecendo informações como o número de moradias, a tipologia do processo e sugestões de intervenções. Carla destaca que o trabalho é apresentado de forma simples, utilizando uma linguagem acessível, visando possibilitar a interpretação do mapeamento por técnicos e secretários. Este produto é fundamental como base para orientar a atuação nos próximos anos.

 

Carla Moraes, geóloga

 

“Este estudo é elaborado em consonância com as diretrizes e objetivos estabelecidos pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608/2012, e objetiva subsidiar a tomada de decisões assertivas relacionadas às políticas de ordenamento territorial e prevenção de desastres. As setorizações de áreas de risco geológico são desenvolvidas em parceria com a Defesa Civil municipal, exclusivamente em regiões onde existem edificações nas quais há permanência humana e cartografar áreas de risco alto e muito alto”, detalhou Carla. 

 

A geóloga ainda pontuou que, em suma, o processo envolve a observação morfológica do terreno, identificação de instabilidades, análise do histórico de eventos geológicos adversos e avaliação da vulnerabilidade de construções e moradores. Os resultados incluem mapas de áreas de risco, relatórios técnicos e arquivos vetoriais. Esses documentos, compartilhados com os municípios e órgãos governamentais, alimentam um banco de dados para monitoramento e alerta de desastres. A abordagem destaca a importância da análise local para compreensão eficaz das áreas de risco.

 

Gestão municipal e Defesa Civil

 

Na ocasião, o Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou as particularidades do município e enfatizou a importância do trabalho realizado pela Defesa Civil local. “Nossa cidade possui uma característica bem peculiar, pois se trata de uma área segmentada em dois núcleos urbanos separados por 14 km. Ou seja, o município tem uma área ampla, por isso há uma constante preocupação com algumas localidades. Este trabalho em conjunto, feito de uma maneira mais detalhada, só ajuda a fortalecer a segurança e o bem-estar da nossa comunidade, que é para quem servimos”, explicou. 

 

Marcos Santana, prefeito

 

O secretário da Seminfra, Júlio Júnior, destacou que a gestão já possui projetos elaborados, e o próximo passo é angariar recursos para a implementação das obras. "Já temos um levantamento prévio desse mapeamento das áreas de risco. Agora, junto com as pesquisadoras, faremos um encontro de informações para trabalharmos em conjunto, utilizando critérios mais técnicos, mais voltados para a geologia. Posteriormente, será necessário elaborar projetos mais robustos, visando a obtenção de recursos federais para implementar as obras planejadas para essa área”, afirmou o secretário.

 

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

 

Presenças

A reunião contou com a presença da geóloga Cecília Silveira, membro da SGB, que atuará em conjunto no mapeamento das áreas de risco, além do secretário municipal da Defesa Civil (SEMDS) e do coordenador municipal da Defesa Civil, Luciano Silva. 

 

 

Fotos: Dani Santos