Prefeitura e Polícia Militar se reúnem para discutir táticas de segurança para o FASC 2022

18/11/2022 - 11:45 Atualizado há 5 dias



A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) e pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/SC), se reuniram com representantes da Polícia Militar nesta quinta-feira (17) para discutir o planejamento de segurança que será feito durante o 37ª do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) nos dias 01 a 04 de dezembro. 

 

Nessa reunião, foram abordados tópicos relacionados às rotas de fuga, pontos de bloqueio e estacionamento, além de locais de monitoramento da PM. A diretora-presidenta da Fumctur, Paola Santana, aproveitou o momento para reforçar a questão da segurança para garantir um evento tranquilo ao público. 

 

“Desde 2017 o governo do Estado através da Polícia Militar é parceiro da Prefeitura nas ações, principalmente na disponibilização de efetivo para organização e segurança das pessoas que vão curtir o Festival. A ideia é de termos uma estimativa de 400 profissionais durante os quatro dias, além de 100 contratados para fazer fiscalização, monitoramento e barreira”, explicou a presidenta.  

 

Paola Santana, diretora-presidenta da Fumctur

 

Uma outra novidade será a parceria junto ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) na instalação e monitoramento de câmeras que serão colocadas em pontos do Centro Histórico que receberão diversas atrações relacionadas à música, teatro, literatura, dentre outras. Segundo o diretor de tecnologia da informação, Josenilson Silva Santos, esse é um projeto que além do FASC irá se expandir para todo o município: “as câmeras serão instaladas ainda esse mês e o monitoramento será feito pela CIOSP e a PM”. 

 

Josenilson Santos, diretor de tecnologia da informação

 

Para o tenente coronel e comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Augusto César de Oliveira, essas reuniões de preparação são importantes para efetivar uma boa festa aos participantes. “Além da CIPM que estará à frente, teremos outros segmentos da polícia militar com a previsão de batalhão de choque, Rádio Patrulha, Getam, CPTran, BPRV, e outras unidades que também trabalharão direta e indiretamente”, salientou.

 

Augusto César, tenente coronel e comandante da 1ª CIPM

 

Representando a SMTT/SC, o diretor de trânsito José Robson ressaltou a necessidade de uma organização antecipada em relação ao fluxo de carros. “Essa parceria da SMTT com a PM e a Fumctur é relevante para que exista uma fluidez em todos os sentidos com relação ao trânsito bem como no que se diz respeito ao bom andamento do evento tanto para o público quanto para nós que prestamos serviço ao público”, disse. 

 

José Robson, diretor de trânsito da SMTT/SC

 

Fotos: Dani Santos