Prefeitura de São Cristóvão recebe selo A3P por implementação de boas práticas de sustentabilidade no município

13/07/2022 - 14:07 Atualizado há 7 horas



Por ter implementado a política de boas práticas de sustentabilidade no município no ano de 2021, a Prefeitura de São Cristóvão recebeu pela primeira vez o Selo A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública). A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente consiste em estimular os órgãos públicos no desenvolvimento de práticas sustentáveis.

 

Para que pudesse receber o Selo, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) fez o monitoramento dos eixos indicadores que levaram a instituição a cumprir com as diretrizes estabelecidas, o que permitiu acompanhar metas e consolidar informações que foram enviadas para o RESSOA (Responsabilidade Socioambiental), um sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental, disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Algumas das práticas adotadas pelo município e que foram citadas no RESSOA foram a redução do consumo de copos plásticos e de papel na administração pública. 

 

 

A adesão ao programa foi feita pelo prefeito Marcos Santana e o certificado pela inserção foi recebido no final do mês de maio. “Poucos municípios em Sergipe possuem o Selo A3P, o que mostra que a gestão é comprometida com a sustentabilidade. Isso facilita os trâmites dentro do Ministério do Meio Ambiente, é um canal direto com eles. Podemos conseguir materiais, cursos e capacitações por conta dessa adesão”, destacou o coordenador da A3P e de Educação Ambiental de São Cristóvão, Paulo Sérgio Melo. 

 

A partir de agora, o município terá metas que deverão ser cumpridas para que possa receber a certificação nos próximos anos. Algumas delas são: compras sustentáveis, redução do consumo de combustível e de energia, e melhorar a cultura de bem-estar e saúde do servidor. “Tudo isso só foi possível por conta da visão, interesse e iniciativa do prefeito Marcos Santana. Ele sempre incentivou e deu as condições necessárias para que pudéssemos trabalhar e alcançar mais essa conquista”, apontou o coordenador. 

 

Coordenador da A3P e de Educação Ambiental de São Cristóvão, Paulo Sérgio Melo

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier