Prefeitura de São Cristóvão realiza visita técnica à USF Laudelina Lima de Andrade

02/06/2020 - 17:05 Atualizado há 2 horas

A Prefeitura de São Cristóvão realizou, nesta terça-feira (2), uma visita técnica à Unidade de Saúde da Família (USF) Laudelina Lima de Andrade, localizada no Povoado Caípe Velho. O intuito foi acompanhar de perto a reforma e adequação do local. A previsão é de que a obra fique pronta no final deste mês.

“Nós não tínhamos um espaço próprio para a Unidade de Saúde, que ainda funciona numa casa. Portanto, com essa obra, vamos conseguir ofertar condições melhores para os nossos usuários e trabalhadores da saúde. Finalmente, vamos ter um equipamento que respeita a dignidade do povo do Caípe Velho. Estamos correndo para inaugurar a Unidade o mais rápido possível, que é importante para a população local.”, declarou o prefeito Marcos Santana.

A estrutura contará com recepção, dois banheiros para pacientes, farmácia, duas salas (vacina e curativo), consultório odontológico, consultório médico e cozinha. No novo projeto, foram adicionados um banheiro para funcionários, duas salas: esterilização e expurgo. A reforma e adequação estão estimada para R$ 110.803,95.

“Acreditamos que entregaremos a população uma Unidade que respeita todas as necessidades de uma comunidade, observando cada espaço que é previsto para uma Unidade de Saúde, inclusive com consultório odontológico. Estamos felizes com o andamento da obra. A nossa expectativa é entregar o quanto antes a população, porque a gente sabe o quanto isso vai trazer de beneficio à população no tocante as questões de saúde.”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Fernanda Santana.

De acordo com a secretária, a estrutura física já existia, mas a obra não estava finalizada ao assumir a gestão. “Então, buscamos dentro do sistema do Ministério da Saúde e constatamos que era uma obra que havia recebido recurso para execução, que foi realizada de forma parcial. Por falta de monitoramento no sistema, a obra foi cancelada. Nós entendíamos a importância da retomada da obra. Afinal, a Unidade de Saúde daquela comunidade funciona ainda numa casa alugada. Apresentamos a demanda ao prefeito, que de pronto, acolheu. A decisão do prefeito foi necessária, porque a obra foi retomada com recursos próprios.”

O morador local, Everaldo Santos Correia, expressou o orgulho com a realização da obra.  “Está lindo, está ficando maravilhoso. É um orgulho para gente ter uma Unidade de Saúde, aqui, na nossa comunidade dessa forma. Estou bem satisfeito com a obra. Vocês estão de parabéns. Quero agradecer muito a Prefeitura de São Cristóvão por nos proporcionar uma Unidade de Saúde como essa.”, finalizou.