Prefeitura dá continuidade ao Programa Saúde na Escola com vacinação de estudantes

26/04/2024 - 16:42 Atualizado há 1 dia



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu continuidade ao Programa Saúde na Escola, uma iniciativa que visa a vacinação contra a Influenza em estudantes e outros imunizantes nas escolas do município. O objetivo principal da ação é alcançar o máximo de pessoas possíveis, especialmente devido à baixa cobertura vacinal na região. 

 

 

 

 

O Programa Saúde na Escola já ocorreu em outros locais ao longo do mês, e nesta sexta-feira (26) a equipe de saúde realizou suas atividades na EMEF Araceles Rodrigues Correa. A escola é um dos focos no exercício da busca ativa, que tem a finalidade de levar a imunização necessária para completar o cartão de vacinação daqueles que ainda precisam ser vacinados. 

 

 

 

 

A iniciativa busca não apenas aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes, mas também conscientizar a comunidade sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças. A baixa cobertura vacinal é uma situação nacional que vem preocupando a todos, e o Programa Saúde na Escola se apresenta como uma atitude proativa para reverter essa questão. 

 

 

 

 

 

Segundo Kelly Karoline, vacinadora da UBS Raimundo Aragão presente na escola, o desejo é vacinar todos da área 1 e 2 que são as áreas próximas da respectiva Unidade de Saúde. “Estamos indo até o nosso público, vamos às escolas para vacinar as crianças e os adolescentes e também vamos em algumas casas, principalmente daquelas pessoas que sabemos que não possuem as condições de se deslocar até a unidade. Tudo isso para conseguirmos vacinar o máximo de pessoas possível, isso é importante”. 

 

 

Kelly Karoline, vacinadora da UBS Raimundo Aragão

 

 

São atitudes vistas com bons olhos pela equipe da Rede Municipal de Ensino. De acordo com o diretor da EMEF Araceles Rodrigues, Antônio da Paixão, são iniciativas que provam uma gestão atuante e que se preocupa com a saúde e bem-estar da população. “Não é a primeira vez que isso acontece, a cada período dentro da necessidade, do tempo previsto, a equipe da saúde está presente nas escolas para a vacinação”.

 

 

Antônio da Paixão, diretor da EMEF Araceles Rodrigues

 

 

O diretor adiciona ainda que o trabalho de conscientização a respeito de vacinação é trabalho dentro das salas de aulas, construindo uma melhor aceitação por parte dos alunos e um conhecimento que pode ser multiplicado com familiares e amigos. “É uma aceitação que já vem sendo preparada diante do corpo docente, os alunos se vacinam esclarecidos de que são cuidados de prevenção à sáude”. 

 

Yuri Guilherme de 12 anos afirma que além de se vacinar aconselha os amigos a fazer o mesmo. “É importante se vacinar para não pegar doenças, eu aconselho os meus amigos a se vacinarem também e ficarem protegidos, com isso protegem sua família em casa também”. 

 

 

Yuri Guilherme

 

 

 

 

Da mesma opinião partilha Luiz Gustavo, também de 12 anos. “É muito bom vacinar, senão pode pode adoecer, eu recomendo vacinar. Além de me vacinar, incentivo todos a se vacinarem também, para manter a saúde em dia, e não doi nada, é bem tranquilo”. 

 

 

Luiz Gustavo

 

 




Fotos: Heitor Xavier