Prefeitura de São Cristóvão Entrega Kits a Agentes de Saúde e Combate a Endemias Formados pelo Programa "Saúde Com Agente"

25/04/2024 - 17:23 Atualizado há 11 horas



Na manhã desta quinta-feira (25), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a entrega dos Kits para agentes de saúde e agentes de combate a endemias que participaram da formação técnica na área da saúde pelo Programa "Saúde com Agente". Ao todo, foram 96 profissionais contemplados pelos kits que foram custeados com recursos próprios do município.

 

 

 

 

O Programa "Saúde com Agente" é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e foi aderida pelo município de São Cristóvão. O programa teve uma duração de 10 meses e o objetivo principal foi qualificar ainda mais os agentes públicos para os seus respectivos serviços, visando proporcionar um atendimento de excelência à saúde da população sancristovense. 

 

 

Vereador Rafael do Sucatão realizando a entrega do Kit

 

 

Secretário de Infraestrutura, Júlio Júnior, realizando a entrega do Kit

 

 

Os Kits entregues nesta manhã representam a última etapa da formação. Para os agentes de combate a endemias, os kits são compostos por um boné, colete e uma mochila. Já para os agentes de saúde, além desses materiais, foram fornecidos um aparelho de pressão arterial, oxímetro, glicosímetro, lancetas e fitas de glicemia.

 

 

Vereador Marcus Lázaro entregando o kit

 

 

Deputado estadual, Paulo Júnior, também esteve presente 

 

Segundo a secretária adjunta da Saúde, Emilly Nardelli, a entrega dos kits é um passo importante para equipar os profissionais de saúde e proporcionar melhores condições de trabalho, o que reflete diretamente na qualidade do atendimento à população de São Cristóvão. “O curso aconteceu no ano de 2022 e foi finalizado em 2023, hoje estamos entregando os kits que são a contrapartida no município para os profissionais. Todo esse material é designado pelo Ministério da Saúde, que diz nas suas orientações como deve ser confeccionado, quais são as cores, quais são as formas e o município custeia”. 

 

 

Emilly Nardelli, secretária adjunta da Saúde

 

 

O prefeito Marcos Santana em seu momento de fala retratou os esforços que faz pela Saúde de São Cristóvão, e reforçou que em toda sua gestão, essa área foi tratada como prioridade. “O retrato que mostra que sempre priorizamos a Saúde em São Cristóvão, está nos números que investimos. Na receita corrente líquida temos que investir, pelo menos 15%, na via de regra, e é o que todos os municípios fazem. Nós ultrapassamos, no ano passado, os 22%”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana em seu momento de fala 

 

 

Duanne Marcelle, preceptora do Programa, considera os agentes públicos de saúde a parte mais fundamental para que todas as estratégias de Saúde da Família aconteçam. “Os agentes são o elo entre todos os pontos da saúde com os usuários, são a parte fundamental do processo, que fazem a estratégia de Saúde da Família acontecer no território, eles vão até o povo. Hoje, estão todos qualificados, mais informados, podendo ofertar uma visita de qualidade aos usuários”. No final da sua fala, Duanne confirmou que o município confirmou a adesão mais uma vez ao programa. 

 

 

Duanne Marcelle, à direita da foto, realizando a entrega do kit  

 

 

Maria Ilda, agente de saúde, avaliou o curso muito importante para a classe, pois é um modo de todos se aperfeiçoarem nos seus serviços. Destacou ainda, sua felicidade e paixão por sua profissão. “Sou muito feliz com agente de saúde, me identifico no que eu faço e é uma forma de ajudar minha comunidade. Faço com muito amor, e estou satisfeito com tudo que aprendi no curso, por todo material que recebemos, é uma forma de valorizar todos nós e o nosso trabalho que é tão essencial”. 

 

 

Maria Ilda, agente de saúde 

 

 

Novos agentes públicos da Saúde 

 

Para Vanessa Meneses, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, o curso fortalece ainda mais o trabalho desenvolvido pelos agentes. “É uma forma de reafirmar, sobretudo, a importância que eles têm, essa garantia de saúde que alcançamos no município, garantido os direitos de todos e, cada vez mais, atuamos na promoção e na prevenção de doenças, no atendimento de qualidade, com todo respeito e cuidado que cada um merece”. 

 

 

Vanessa Meneses, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde

 

 

O prefeito Marcos Santana afirmou que será enviado projeto de lei à câmara para ampliar o quantitativo de vagas na lei de cargos do município e poder convocar mais agentes para as áreas descobertas que foram identificadas após o remapeamento.  “Vamos evoluir mais ainda, esse projeto  visa ampliar a quantidade de agentes públicos da Saúde em mais 17 agentes de saúde e 8 agentes de combate a endemias, totalizando mais 25 novos servidores”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana realizando a entrega do kit 

 

A secretária adjunta deixa claro que os novos agentes que serão convocados poderão passar por esse curso de qualificação também, visto que a adesão para mais um ano de programa já foi confirmada pela gestão. “O município já manifestou o interesse à participação dos próximos editais do programa, que em breve serão lançados. Nesse novo lançamento, os novos agentes poderão participar”, destaca Emilly Nardelli. 

 

 

Emilly realizando a entrega do Kit 

 

Fotos: Dani Santos