Prefeitura de São Cristóvão realiza solenidade de posse dos primeiros membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente

15/12/2023 - 18:11 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta sexta-feira (15) foi realizada no Auditório do Paço Municipal a solenidade de posse dos conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de  Meio Ambiente (Consema) para o triênio 2023/2026. Na ocasião, os membros da sociedade civil e representantes governamentais assinaram o Termo de Posse. 

 

 

 

 

Na abertura da solenidade, a secretária municipal do Meio Ambiente e presidente do Consema, Janine Menezes, abordou que o conselho inicia uma etapa extremamente  importante do desenvolvimento da política ambiental municipal. Adiciona que a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) tem planejado ações primordiais para o município e o papel do Consema será essencial no desenvolvimento, execução e efetividade dessas ações. 

 

 

Janine Menezes, secretária municipal do Meio Ambiente e presidente do Consema

 

 

“Considero que o papel do Conselho vai além do caráter consultivo, deliberativo e normativo que a legislação expressa. Um conselho que garante a participação da sociedade nos proporciona um espaço de discussão e construção, mas também de compartilhamento de conhecimento e troca de experiências, que são fundamentais para os objetivos e princípios da política ambiental”, destaca Janine. 

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, também enfatizou em sua fala o significado de construção para o Consema. “Essa é uma solenidade muito significativa, estamos formando hoje a primeira turma do Conselho Municipal de Meio Ambiente que fará um papel muito importante no município, cuidando da nossa cidade no que diz respeito a sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente e o que é preciso fazer para ter políticas públicas efetivas e de forma democrática, pois temos no conselho a participação ativa da sociedade civil, daqueles que fazem parte e trabalha diretamente com o meio ambiente e com atividades que envolvem a natureza”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana 

 

 

O Consema terá responsabilidade sobre a promoção da sustentabilidade e na salvaguarda dos recursos naturais em uma comunidade. Ao oportunizar a participação ativa da sociedade civil e autoridades locais, o conselho contribui significativamente para a formulação de políticas ambientais eficazes e adaptadas à realidade local. 

 

 

 

 

 

 

Esse é um ponto abordado por Jeilza Correia, representante suplente da sociedade civil pela Associação do Pequeno e Pequena Produtores Rurais do acampamento do povoado Cabrita. “Prezamos muito estar neste Conselho, mesmo como suplente, todos temos nossa importante contribuição e participação, afinal são momentos democráticos e, por isso, a presença da sociedade civil a qual vivencia todos os anseios, portanto, de participação fundamental nesse Conselho”. 

 

 

Jeilza Correia, representante suplente da sociedade civil

 

 

O Conselho também atua como um elo vital entre a comunidade e o governo, permitindo a identificação de questões ambientais pertinentes, a discussão de soluções inovadoras e a implementação de práticas sustentáveis, como destaca Edílio Lima, representante titular do poder público no Consema pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). 

 

Como o nome já sugere, o conselho de meio ambiente vai tratar de demandas envolvendo o meio ambiente e demais questões, como o nosso plano diretor já prevê, tentar buscar sempre o melhor para a cidade na questão da sustentabilidade. A ideia é que a cidade se torne, quanto mais tempo passa, uma cidade inteligente que respeite a natureza, que respeite o seu povo, e isso tudo está envolvido na sustentabilidade”, finaliza Edílio. 

 

 

Edílio Lima, representante titular do poder público

 

 

Formação do Consema 

 

Representantes Governamentais:

 

Janine Menezes, presidente do Consema pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente;

 

Edílio Lima, representante titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura; 

Luciana Viana, representante suplente Secretaria Municipal de Infraestrutura;

 

Aline Lima, representante titular da Procuradoria Geral do Município; 

Diego Silva, representante suplente da Procuradoria Geral do Município;

 

Daniella Viana, representante titular da Secretaria Municipal da Saúde;

Nelson Filho, representante suplente da Secretaria Municipal da Saúde;

 

Membros do Segmento Sociedade Civil: 

 

Marcos da Silva, titular pela Entidade IMBA;

Daniela Feitoza, suplente pela Entidade IDESA;

 

Elder Santos, titular pela Entidade ABRASEL;

Bruno Lemos, suplente pela Entidade ABRASEL;

 

Raphaella Silva, titular pela Entidade PLANTAR PARA A VIDA;

Jielza Correia, suplente pela Entidade APPPROC;

 

Karinne Almeida, titular pela Entidade CAU;

Cesar Silva, suplente pela Entidade CAU. 



 

Fotos: Heitor Xavier