Prefeitura de São Cristóvão realiza I Simpósio sobre Transparência e Governança Pública

07/11/2022 - 14:38 Atualizado há 9 horas



Preocupando-se em garantir uma gestão pública transparente, a Prefeitura de São Cristóvão reuniu os secretários e servidores municipais na manhã desta segunda-feira (07) para o I Simpósio sobre Transparência e Governança Pública, no Paço Municipal. A ação é da Secretaria da Fazenda, Orçamento e Planejamento (Semfop) e contou com a presença do prefeito Marcos Santana.

 

 

Segundo o secretário da fazenda, Eldro França, o simpósio busca sensibilizar os servidores a respeito da implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC) que deverá ser adotado obrigatoriamente pelas entidades públicas a partir de 01 de janeiro de 2023. 

 

“O SIAFIC é um sistema integrado e unificado que vai pegar tanto o poder executivo quanto o poder legislativo. Nós trouxemos palestrantes especialistas nessa área para conscientizar os servidores sobre isso, e nós já estamos em processo de licitação para a contração desse software. Esperamos iniciar 2023 com uma nova configuração da parte financeira e orçamentária do poder executivo do município de São Cristóvão”, explicou. 

 

Eldro França, secretário da Fazenda

 

Nas palavras do Prefeito Marcos Santana, o SIAFIC é um modelo de governança pública que deve ser inserido em São Cristóvão bem como em outros municípios brasileiros. “Essa ferramenta irá permitir proteção a nós gestores, transparência nas nossas ações e em todas ações de governo. É importante que todos nós estejamos voltados para essa implantação, pois é uma necessidade e um compromisso coletivo pro serviço público em São Cristóvão e em todo o Brasil”, disse. 

 

Prefeito Marcos Santana

 

O coordenador de auditoria operacional do Tribunal de Contas de Sergipe, Fernando Monteiro, foi um dos palestrantes convidados que falou um pouco sobre a importância da atuação do governo municipal na administração pública, além de trazer estudos e resultados feitos pelo TCE no estado sergipano. “Esse estudo demonstra como em Sergipe os municípios, as prefeituras, as câmaras e as unidades estaduais estão buscando aperfeiçoar e melhorar os seus portais de transparência para facilitar o acesso à informação ao cidadão. Para nós enquanto TCE, é de suma importância estar aqui hoje disseminando o que tem acontecido em termos de governança e transparência no estado”, comentou.

 

Fernando Monteiro, coordenador de auditoria operacional do TCE-SE

 

Já o segundo palestrante, o consultor contábil Marcos Vinícius Passos aproveitou para discutir a respeito do SIAFIC e elogiou a preocupação da gestão de São Cristóvão em querer falar mais sobre esse tema. “O SIAFIC é um conceito novo onde se busca melhorar a governança através da qualidade da informação para que ela possa ajudar os gestores públicos a melhorar cada vez mais a governança dos municípios”, destacou. 

 

Marcos Vinícius Passos, consultor contábil

 

Para a secretária interina de controle interno, Priscila Nascimento, essa palestra é relevante aos servidores pois eles são os responsáveis por transmitir essas informações. “O ponto crucial é a transparência e a visualização da população sobre todas as ações da Prefeitura, de receita e despesa, inclusive dos impostos, como são revestidos, qualquer informação de uma forma acessível e é isso que nós prezamos”, falou.

 

Priscila Nascimento, secretária interina de controle interno

 

Fotos: Heitor Xavier