Prefeitura de São Cristóvão realiza atividade de conscientização ambiental em alusão ao Dia Nacional de Conservação dos Solos

14/04/2023 - 17:16 Atualizado há 1 dia



 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA)  realizou nesta sexta-feira (14) uma experiência ambiental para demonstrar a importância da vegetação para a proteção do solo. A atividade, que foi realizada na Praça da Matriz, no Centro Histórico, contou com a participação de estudantes e da população em geral. 



O coordenador  de educação ambiental da  SEMMA, Manuel Júnior,  explica que: “Durante a primeira parte da apresentação é demonstrada a passagem de água por um solo  totalmente protegido pela vegetação, onde a água sai limpa, sem deslizamentos de terra. O segundo tipo de solo é o  semi-protegido com a água levemente  turva pela terra. Por fim, é apresentado um solo sem proteção, onde a água sai suja, sem a barreira composta pelas plantas”. 

 

 

Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental da SEMMA

 

 

A segunda parte da experiência foi o toque para sentir a diferença de texturas do solo arenoso, argiloso, e argiloso com matéria orgânica. 



 

A atividade interativa atraiu o público que passava pela praça, pessoas como as estudantes Jennifer Carvalho, e Alice Silva, que celebraram  o aprendizado proporcionado pela ação: 

 

“Eu achei bem interessante porque às vezes a gente não sabe a importância de ter as plantas nos ambientes mais abertos. Também aprendi muito sobre o valor das plantas para a saúde da terra e a vazão da água”, comentou Jennifer. 

 



Jennifer Carvalho, estudante

 

“Eu achei a atividade bacana. Foi muito bem explicado. Nunca havia participado desse tipo de ação e aprendi que é muito  importante preservar o meio ambiente”, pontuou Alice Silva. 

 


Alice Silva, estudante

 

 

A professora de artes  Fernanda Kolming, que levou uma de suas turmas para acompanhar a atividade, ressaltou que a ação é  importante para a conscientização acerca da proteção da vegetação. Além disso ela relata que a atividade permitiu conexões importantes com o os conteúdos artísticos que ela trabalha junto aos estudantes: 



“ Me instiga os vários tipos de textura de terra que estão sendo trabalhadas,  porque eu também trabalho com essas texturas para fazer tinta. Então, para mim foi uma surpresa, porque tive a oportunidade de mostrar pra eles essa conexão da arte com as plantas, com barro, casca. Além disso, é um aprendizado fundamental para eles terem mais consciência não só dentro de casa mas também quando a gente sai. É muito importante que existam cada vez mais atividades como essas para conscientizá-los”, concluiu a professora. 





Fernanda Kolming, professora

 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier.