Prefeitura de São Cristóvão já realizou cadastro para castração de mais de 200 animais

18/03/2024 - 19:27 Atualizado há 10 horas



Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), a Prefeitura de São Cristóvão disponibilizou um cadastro para pessoas interessadas no serviço de castração animal para cães e gatos. O objetivo da iniciativa é promover o controle populacional desses animais através da esterilização cirúrgica, mediante Termo de Convênio firmado entre a gestão municipal, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). 

 

A esterilização gratuita será disponibilizada para os animais em situação de abandono, animais comunitários e pertencentes a famílias de baixa renda devidamente comprovada. A castração cirúrgica dos animais poderá ser realizada no veículo Castramóvel ou no Hospital Veterinário da UFS. 

 

Os interessados em realizar a castração nos seus pets devem preencher os formulários online para cães e gatos. No momento do preenchimento, a pessoa pode solicitar até cinco castrações, caso deseje um número a mais, é necessário selecionar o campo “OUTROS” e ao lado informar a quantidade desejada. 

 

Até o momento, 293 cadastros foram concluídos, sendo 110 cães e 183 felinos. Os interessados podem realizar o cadastramento através dos formulários disponíveis no site a Prefeitura (www.saocristovao.se.gov.br) ou de forma presencial na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Centro Histórico, e no Facilita São Cristóvão (Guichê da Semma) no Eduardo Gomes. 


A secretária de Meio Ambiente do município, Janine Menezes,  explica que além da castração um esforço será feito para oferecer auxílio pós-operatório. Além disso, um cadastro para pessoas e organizações não governamentais (ONGs) que cuidam de animais no município está disponível. 

 

“Visando criar uma rede de apoio para garantir os cuidados pós-operatórios necessários aos animais em situação de abandono e animais comunitários, além de parcerias em campanhas de adoção desses animais, lançamos também o cadastro dos protetores independentes e das organizações não governamentais com sede no município de São Cristóvão. Essas pessoas e instituições também terão prioridade no atendimento às demandas de castração”, informa Janine.

 

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente  (Foto: Heitor Xavier)

 

 

Contratação de médicos veterinários 

 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), junto com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) divulgam chamamento público para médicos veterinários clínico, cirurgião e anestesista na intenção de formação de cadastro reserva que deverão atuar no Programa Municipal de Castração e Proteção à Saúde Animal do Município de São Cristóvão/SE, o Castramóvel.

 

As atribuições destes profissionais serão as realizações de castrações cirúrgicas em felinos e caninos de ambos os sexos, incluindo exames e atendimentos pré e pós-operatórios dos animais participantes do projeto. Os interessados poderão fazer a inscrição de forma presencial até o dia 20 de março, das 08h às 12h e das 13h às 16h, na secretaria do Departamento de Medicina Veterinária - Centro de Ciências Agrárias Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe.