Prefeitura de São Cristóvão inicia Semana do Meio Ambiente com palestra educativa

05/06/2023 - 19:37 Atualizado há 19 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão segue demonstrando preocupação com o meio ambiente e, desta vez, reuniu jovens para uma formação educativa com o intuito de contribuir na construção de um futuro sustentável. Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), através do Projeto Consciência Verde e do Programa Cidade Mãe Sustentável, foi promovida na manhã desta segunda-feira (05), no SergipeTEC, uma Mesa Redonda com o tema “Educação Ambiental para a Vida”. 

 

 


O evento aconteceu no auditório da SergipeTec 

 

 

A atividade, que faz parte da Semana do Meio Ambiente de São Cristóvão, traz consigo o lema “Vivência Socioambiental e Transversalidade: Pensar no futuro é agir no agora” e ocorre em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda. Na manhã de hoje aconteceu a abertura do evento com a mesa redonda ministrada pelo educador ambiental do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Prof. Dr. Lício Valério e por Maria Madalena, popularmente conhecida como Dona Madá, mestra da cultura popular e agente ativa na defesa do meio ambiente na Ilha Grande em São Cristóvão. 



De acordo com a secretária do Meio Ambiente de São Cristóvão, Janine Menezes,  as duas palestras que foram apresentadas hoje são significativas e de grande importância. “Debater e trazer à tona o pensar no meio ambiente, é o primeiro passo de levarmos o conhecimento de uma realidade ameaçadora à natureza e sensibilizar os jovens e servidores aqui presentes. Além da sensibilização, fomentamos a reflexão sobre os nossos atos e a consciência de se fazer o que é certo para o bem do meio ambiente, e multiplicar isso para outras pessoas também”.

 

 

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente

 

 

O principal público do evento são os jovens, como frisa bem o atual gestor da Cidade Mãe, Marcos Santana, e acrescenta que eles são a esperança para um mundo melhor. “Estamos tendo algumas derrotas voltadas à preservação da natureza. Ela faz parte da nossa vida, nos ajuda a viver, e essas agressões são tristes e, infelizmente, presentes. Por isso, um dia como hoje não pode passar em branco, é importante trazermos esse assunto sempre que for preciso, isso por preocupação com a população de hoje e com a população que vem futuramente, então é um dia de bastante reflexão. Que a partir desse evento, eles possam inserir em suas vidas um cuidado maior com o meio ambiente”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana ao lado da secretária do Meio Ambiente de São Cristóvão, Janine 

 

 

A educação ambiental desempenha um papel fundamental no engajamento dos jovens em relação às questões ambientais, capacitando-os a se tornarem defensores ativos do meio ambiente. Para Lício Valério, a proposta de hoje é discutir sobre educação ambiental para a vida, os elementos que formam a sociedade e como ela está se relacionando com a natureza, identificando as estratégias que podem melhorar a relação homem natureza, os impactos negativos, e tentar diminuí-los, proporcionando o entendimento que o homem também é natureza, e se ela sofre a sociedade também sofre.

 

“A juventude é o futuro, mas o futuro só pode ser garantido se essa juventude entender o seu presente, as ações que a juventude são estimuladas a fazer, elas vão refletir no futuro, então, mais do que nunca, é a hora de sensibilizá-los na perspectiva do consumo responsável, do consumo consciente e consumo sustentável, para que os recursos naturais ainda em terra sejam possibilitados para as próximas gerações”.

 

 

Prof. Dr. Lício Valério

 

 

Dona Madá é um grande exemplo de uma pessoa consciente e que faz questão de multiplicar esse conhecimento para a sua comunidade. Ao seu modo, ela é ativa na preservação ambiental local. “Tudo hoje polui quando jogado no lugar errado, devemos colocar na terra o que é bom para a terra, não o que vai prejudicar ela. Os jovens precisam ter esse entendimento de que não devem jogar qualquer coisa no solo, nem no mar. Na Ilha Grande tem um riacho e eu brigo muito com o pessoal a respeito da poluição, porque além da natureza sofrer, quem vive de pesca sofre igual ou ainda mais”. 

 

 

Dona Madá da Ilha Grande 

 

 

Atento aos conselhos dos palestrantes, Jonathan Santos, estudante de 17 anos do Colégio Estadual Armindo Guaraná, diz que faz a sua parte e que sempre conversa com os amigos e família sobre a importância do cuidado com a natureza. “Temos sempre que cuidar do meio ambiente, a terra, o ar e o mar precisam de cuidado, assim como os seus animais. Vejo o sofrimento das tartarugas com a poluição causada pelo homem e é difícil, é uma realidade cruel. Nós, jovens e a sociedade em geral, temos que colocar a mão na consciência para preservarmos o nosso planeta”.

 

 

Jonathan Santos, estudante do Colégio Estadual Armindo Guaraná

 

 

Programação

 

O segundo dia da Semana do Meio Ambiente será realizado na próxima quarta-feira (07) na praça São Francisco, no Centro Histórico, das 09h às 16h com uma “Eco Exposição Cidade Mãe de Sergipe” onde estarão presentes escolas e instituições com mostras de projetos e trabalhos educativos desenvolvidos exclusivamente ao tema em questão. 








Fotos: Dani Santos