Prefeitura de São Cristóvão e Ibama discutem parceria visando o licenciamento ambiental no município

02/02/2021 - 15:45 Atualizado há 11 horas

O prefeito Marcos Santana recebeu na manhã desta terça-feira (2), o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, Romeu Boto, para discutir sobre o apoio no processo de licenciamento ambiental em São Cristóvão. A reunião contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Edmilson Brito.

Na oportunidade, ficou definido que o Ibama ofertará cursos de capacitação para servidores municipais sobre o licenciamento ambiental, concluindo assim uma das etapas para que o município possa estar apto a realizar o procedimento.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, a intenção é que São Cristóvão esteja apto a realizar os licenciamentos ainda neste semestre, e para isso, o apoio de órgãos como o Ibama é fundamental.  “Nossa intenção é efetivar o licenciamento simplificado médio em São Cristóvão o mais rápido possível e com esse apoio técnico nós ficamos mais tranquilos”, declarou o prefeito.

O superintendente do Ibama enfatizou que órgão está à disposição do município para dar o apoio técnico necessário. “O Ministério do Meio Ambiente tem a pauta de agenda ambiental urbana, dentro dessa pauta temos o licenciamento. O Ibama que é o braço do Ministério no Estado está proposto a dar suporte para que os municípios possam fazer o licenciamento simplificado, de baixo e médio impacto”, destacou Romeu Boto.

Para o secretário da Semap, Edmilson Brito, a reunião foi proveitosa e a expectativa é que essa parceria renda bons frutos para o município. “O Ibama estará oferecendo cursos de capacitação, também estarão fazendo uma troca de experiências através dos seus técnicos para que a gente possa  ajudar em todos os trabalhos relacionados ao meio ambiente e a educação ambiental. É um momento onde começamos a estreitar esses laços para que a gente possa liberar o nosso atendimento junto às pessoas”, explicou o secretário.

Na reunião também foram apresentados projetos para que o município possa realizar a captação de recursos na área de educação ambiental. Neste sentido, segundo o secretário da Semap, o município já está se mobilizando. “Estamos preparando uma equipe para elaboração de projetos para que a gente possa captar esses recursos”, detalhou Edmilson.

Fotos: Heitor Xavier