Prefeito de São Cristóvão visita Ibama para fortalecer ações de desenvolvimento ambiental

21/08/2023 - 21:45 Atualizado há 10 horas

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana,  juntamente com a secretária de Meio Ambiente (Semma), Janine Menezes de Oliveira e o chefe de gabinete, Mário Freire, realizou uma visita de cortesia ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta segunda-feira (21). O encontro teve como objetivo estreitar relações e discutir estratégias em prol do desenvolvimento ambiental e ecológico da região.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância da parceria entre a prefeitura e o Ibama para potencializar os esforços em prol da sustentabilidade. "É fundamental que trabalhemos juntos, estrategicamente, para garantir um futuro equilibrado e preservar o meio ambiente em São Cristóvão. O Ibama possui um conhecimento vasto e experiência valiosa que podem nos auxiliar nesse processo", destacou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Um dos principais pontos discutidos foi a criação de estratégias de fiscalização e conscientização das áreas produtivas, que serão implementadas visando garantir o cumprimento das normas ambientais e a sustentabilidade das atividades, além da inserção dos cargos de técnico e analista no último concurso.

O superintendente do Ibama, Cássio Murilo, colocou-se a dispor com apoio técnico para auxiliar no comprometimento do município com as questões ambientais. "Temos um município extremamente estratégico, que cria uma secretaria e uma carreira ambiental, logo, nos colocamos a inteiro dispor para saber quais as necessidades da região e vamos colocar um apoio de cooperação técnica para qualificar ainda mais a gestão", frisou.

Cássio Murilo, superintendente do Ibama

O superintendente ainda enalteceu o trabalho da gestão, sobretudo, a iniciativa do município em estabelecer tais estratégias de apoio ao desenvolvimento ambiental. "Vemos o esforço da gestão no sentido de modernizar não só os instrumentos administrativos, mas em buscar ações assertivas para a preservação e conservação dos recursos naturais. Acho encantador, inclusive, a prefeitura ser uma das poucas em Sergipe a ter uma secretaria só para cuidar do meio ambiente", declarou o superintendente.

A secretária da Semma também expressou seu entusiasmo acerca da visita ao Ibama. Janine ressaltou a importância de trabalhar em sinergia com órgãos ambientais para atingir metas efetivas. "Essa visita foi uma iniciativa do prefeito, com o objetivo de estreitar a relação e criar instrumentos para fomentar treinamentos, troca de informações e experiências, visando o desenvolvimento sustentável do município", afirmou a secretária.

Janine Menezes, secretária da Semma