Parceria entre Prefeitura de São Cristóvão e Consórcio da Grande Aracaju garante novos fardamentos e EPI's para catadores de materiais recicláveis

26/10/2023 - 19:49 Atualizado há 21 horas



 

Na manhã desta quinta-feira (26) o Consórcio Público de Saneamento Básico Grande Aracaju junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) se reuniram para a entrega dos novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fardamentos aos catadores de materiais recicláveis da cidade de São Cristóvão. 

 

A parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão e o Consórcio da Grande Aracaju tem sido fundamental para apoiar a Associação de Catadores local, proporcionando a eles os recursos e o suporte necessários para desempenhar seu trabalho de maneira eficaz. 

 

 

 

 

A secretária do Meio Ambiente, Janine Menezes, reconhece que os catadores e catadoras desempenham um papel essencial na coleta de resíduos e na promoção da reciclagem, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente. “Através do Consórcio a gente tem esse trabalho junto à Associação de Catadores aqui do município, e a secretaria tem se empenhado em auxiliar, ajudar e a fomentar o trabalho deles, que é de suma importância para a coleta de resíduos, de recicláveis, e é uma fonte de renda importante para eles”. 

 

 

Janine Menezes, secretária do Meio Ambiente

 

 

Essa parceria entre Prefeitura e Consórcio é mantida através de um contrato de rateio, e é um exemplo notável de como as parcerias entre municípios e órgãos regionais podem gerar impactos positivos. A secretária adiciona que o Consórcio se compromete a realizar ações regulares para equipar, apoiar e auxiliar os catadores e catadoras, com o objetivo de ampliar sua capacidade de coleta de materiais recicláveis. “Estamos nos empenhando para encontrar uma edificação apropriada e mais adequada para o trabalho deles. Além disso, ele adquire, por meio do consórcio, equipamentos como prensa, carrinho, entre outros”. 

 

Evaldino Calazans, superintendente do Consórcio da Grande Aracaju, compartilha que o contato com a associação é regular e que novos materiais são importantes para assegurar um trabalho bem feito e com a segurança que precisa. “Todos os anos a gente faz a entrega de materiais de equipamentos de proteção e segurança para cada um. Junto com eles, é um fardamento novo, para que eles possam ter mais dignidade e mais proteção no trabalho, nas atividades que desenvolvem aqui no município”. 

 

 

Evaldino Calazans, superintendente do Consórcio da Grande Aracaju

 

 

Esse esforço não apenas beneficia diretamente os catadores e catadoras, mas também contribui para a melhoria das condições de trabalho e para o aumento da conscientização sobre a importância da reciclagem na comunidade.

 

Para Reildes Santos, catadora, reconhecimento é algo importante, e fardamento e novos EPIs representam isso. “Receber novos equipamentos e novas fardas significa, para mim, reconhecimento, pois dessa forma todos que nos verem trabalhando irão identificar que trabalhamos para uma cooperativa, além de ser uma forma de segurança”. 

 

 

Reildes Santos

 

 

De acordo com Daniele Menezes, também catadora, o novo fardamento chegou em um momento certo. “Fardamento novo é sempre bom, além dos equipamentos para nos proteger, né? Isso para a gente é muito importante. Com isso trabalhamos com mais organização e nos sentimos mais valorizados”. Daniele adiciona as outras formas que o Consórcio se faz presente. “Estão aqui sempre que a gente necessita, não deixam passar aniversário, nem dia das mães, nem dia das mulheres, em todas as datas importantes estão presente com a gente, não tenho o que reclamar”. 

 

 

Daniele Menezes



Fotos: Heitor Xavier