Outubro Rosa: Blitz Educativa em São Cristóvão promove conscientização no Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama

19/10/2023 - 13:59 Atualizado há 3 dias

No Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, celebrado nesta quinta-feira (19), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de São Cristóvão promoveu uma blitz educativa com o objetivo de levar informações à população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A ação, que ocorreu em frente ao SergipeTec, no bairro Rosa Elze, concentrou-se em sensibilizar, sobretudo, as mulheres, ressaltando a necessidade de atenção à saúde e a realização regular de exames.

A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, que acontece em várias partes do mundo e em São Cristóvão está sendo desenvolvida por vários setores da Prefeitura, como a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e a própria SMTT. Na atividade desta quinta, além das orientações, também houve a distribuição de kits para as motoristas e passageiras que transitavam pela região.

A blitz educativa foi um lembrete de que a prevenção é a melhor forma de combate ao câncer de mama, e a união da comunidade é essencial para promover uma mudança significativa na saúde das mulheres, como destaca Eliana Melo Mota de Freitas, coordenadora de Educação para o trânsito da SMTT. “Boa parte das mulheres não têm o hábito de fazer o autoexame ou os exames rotineiros para a prevenção do Câncer de Mama. Então hoje, no Dia Mundial de Conscientização sobre a doença, estamos aqui realizando esse trabalho de conscientização, envolvendo a população, destacando a importância desses exames”.

Eliana Melo Mota de Freitas, coordenadora de Educação para o trânsito da SMTT

A iniciativa foi aprovada pela população abordada pelos agentes de trânsito. Rosângela da Silva Barreto, técnica de escritório, venceu recentemente a luta contra o Câncer de Mama e fez questão de reforçar a importância desse trabalho realizado pela SMTT. “Descobri que tinha a doença em fevereiro, e graças a Deus e as equipes de saúde consegui fazer todos os procedimentos e hoje estou curada. Esse tipo de iniciativa da SMTT é muito importante, porque reforça a necessidade da gente ter esse cuidado. Nosso corpo é nossa casa e nós precisamos cuidar dele para que assim a gente possa ajudar outras pessoas também”.

Rosângela da Silva Barreto, técnica de escritório