Lei Seca: SMTT de São Cristóvão realiza ação conjunta com outras autoridades do trânsito para conscientizar motoristas

15/06/2023 - 17:06 Atualizado há 2 dias



Na manhã desta quinta-feira (15), uma ação conjunta entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão, a SMTT de Aracaju, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN), reuniu esforços para sensibilizar motoristas e motociclistas sobre as graves consequências do consumo de álcool associado à direção. O evento, realizado nas imediações do SergipeTec, no bairro Rosa Elze, teve como foco principal a conscientização acerca da Lei Seca, que proíbe a condução de veículos por condutores sob efeito de substâncias alcoólicas.

 

 

Nilton Santos, superintendente da SMTT /SC, ressaltou que a principal missão dessa parceria é orientar e conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar o Código de Trânsito, fazendo o uso correto de todos os elementos de segurança. “Durante esse período junino é ainda mais relevante alertar sobre o consumo de bebidas alcoólicas e a proibição de dirigir em seguida. Além disso, é fundamental destacar a necessidade de não exceder a velocidade permitida, a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro, pois muitas pessoas não têm conhecimento da normatização a respeito, o uso do capacete, da mesma forma que é essencial respeitar a faixa de pedestres", pontuou.

 

Nilton Santos, superintendente da SMTT /SC

 

A coordenadora de educação para o trânsito da SMTT de Aracaju, Heloísa Rezende Alves, também destacou a importância dessa parceria entre a capital e os municípios da região metropolitana. “Aracaju recebe diariamente uma quantidade significativa de motoristas provenientes de São Cristóvão, o que contribui para um intenso fluxo de veículos, tanto indo quanto voltando para a capital. É inegável que a forma como os motoristas conduzem seus veículos faz toda a diferença, e quando eles estão devidamente orientados, essa diferença se torna ainda mais perceptível, pois diminui o índice de acidentes e violência no trânsito”, enfatizou.

 

Heloísa Rezende Alves, coordenadora de educação para o trânsito da SMTT de Aracaju

 

A ação contou com a distribuição de panfletos educativos, destacando os riscos envolvidos e as penalidades previstas em lei. Além disso, uma apresentação teatral também foi realizada, abordando de forma lúdica as consequências trágicas que podem ocorrer quando se mistura álcool e direção. De acordo com o Sargento Damasceno, coordenador de educação para o Trânsito da CPTran, os trabalhos educativos são eficazes e ele ainda afirmou que “cerca de 15% dos acidentes de trânsito no estado de Sergipe, sendo estes mais drásticos, são provenientes de motoristas embriagados. Os 85% ocorrem por outros tipos de imprudência do condutor”.

 

Sargento Damasceno, coordenador de educação para o Trânsito da CPTran

 


O sargento ainda acrescentou que neste período de festejos juninos o consumo de bebida alcoólica aumenta e as pessoas se deslocam ainda mais para outros municípios. “Na região da grande Aracaju o número de pessoas que vão utilizar da mobilidade urbana aumenta e muitas delas não estão habituadas à fiscalização de trânsito, por isso realizamos essa campanha educativa, principalmente em conjunto com outras autoridades de trânsito, com o foco na bebida alcoólica e direção. Trata-se de um trabalho preventivo para fazer com que as pessoas compreendam que beber e dirigir é crime”, frisou.

 

 

Condutores orientados durante a ação

 

Robert de Barros Lázaro, motorista, considera a ação de grande importância e frisou que álcool não combina com direção. “A conscientização sobre os perigos do consumo de álcool enquanto dirige é fundamental para garantir a segurança de todos. Eu sempre tive em mente que álcool não combina com direção, e é algo que eu faço questão de respeitar. Porém, infelizmente, ainda existem pessoas que não têm essa mesma consciência e colocam em risco a vida delas e de outras pessoas ao dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas”, destacou.

 

Robert de Barros Lázaro, motorista

 

O eletricista José Fernandes, que transitava pelo local da Blitz, afirmou que a iniciativa “serve para alertar de que quando alguém bebe, muitas vezes perde o controle de si mesmo, o que pode resultar em acidentes gravíssimos. A conscientização é fundamental para que as pessoas entendam que colocar suas vidas e a de outras em risco não é uma escolha sensata. Através dessa ação conjunta, espero que mais pessoas se conscientizem dos perigos e evitem dirigir sob efeito de  álcool, preservando a segurança de todos no trânsito", afirmou. 

 

José Fernandes, eletricistra

 

Fotos: Dani Santos