Estruturas dos palcos do 37º FASC começam a ser montadas

21/11/2022 - 17:43 Atualizado há 5 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), já iniciou a montagem das estruturas dos palcos que receberão os grandes shows do 37º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). No momento, as equipes estão atuando no Palco Gal Costa, localizado na Praça São Francisco.

Para este ano, o Palco Gal Costa, que receberá artistas como Emicida, Alceu Valença, Diogo Nogueira e Reemah, terá cerca de 25 metros para comportar as bandas que possuem grande número de integrantes e contará com dois painéis de led. Já o Palco Frei Santa Cecília, que fica na Praça do Carmo, também será ampliado para receber nomes como BK, Almério, Academia da Berlinda, Samba do Arnesto e Alex Sant’Anna. A previsão é que a montagem da sua estrutura seja iniciada amanhã (22).

Já a montagem dos outros espaços do Festival, como o Largo do Rosário e Mariano Antônio, devem ser iniciados ainda nesta semana. De acordo com a diretora-presidenta da Fumctur, Paola Santana, a montagem da estrutura dos palcos no Centro Histórico acontece de maneira diferenciada de outros eventos em outros locais da cidade, pois necessita de um cuidado especial por se tratar de um patrimônio tombado pelo IPHAN.

“O trabalho de programação para montagem desses espaços inicia no primeiro semestre do ano, quando começamos a confirmar as bandas que traremos. A partir disso nós dialogamos com a equipe técnica para verificar o que é possível executar, dentro das particularidades da cidade e respeitando o patrimônio. Então, os palcos ficam a três metros de distância das edificações, não há perfuração de solo, a fixação dos palcos é feita com tonéis de água e cabos de aço”, explica a diretora-presidenta.

O FASC

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) receberá do dia 01 a 04 de dezembro uma gama de artistas de diversas vertentes culturais, que irão junto ao público escrever seus nomes na história de comemoração de 50 anos deste evento, que hoje é considerado um dos mais expressivos do Norte/Nordeste. O evento reunirá 134 atrações, destas, 115 são sergipanas, 25 sancristovenses e uma atração internacional.

Separada em praças temáticas, a cidade de São Cristóvão será tomada por apresentações de cortejos de grupos afro, folclóricos e percussivo pelas ruas, além dos palcos de teatro e dança, dois palcos de shows, salões de artes visuais, salão de literatura, salões de oficinas como fotografia, desenho, poesia, bordado, circo, oficinas e cinema.

Toda programação será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o centro histórico e outros pontos da cidade. Para este ano, o investimento é de aproximadamente R$ 3,5 milhões de reais, e a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas circulem diariamente pelas ruas da Cidade Mãe de Sergipe, fomentando a geração de emprego e renda para os munícipes.

Realização

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar e RR Conect.

Foto: Dani Santos