Equipe da SMTT de São Cristóvão promove palestra lúdica sobre Educação no Trânsito para crianças

12/09/2023 - 15:29 Atualizado há 1 hora

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada entre 18 e 25 de setembro, no entanto, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) do município, realiza ao longo de todo o ano ações que refletem seu compromisso em promover a educação e a segurança nas vias da cidade. Na manhã de hoje (12), por exemplo, a equipe da SMTT reuniu crianças de 3 a 6 anos de idade para uma palestra lúdica sobre educação no trânsito, com o objetivo de contribuir para a redução de acidentes envolvendo este público.

Dalila das Chagas, gestora da escola onde a palestra ocorreu, enfatizou a importância de receber a equipe da Prefeitura na escola. "É fundamental que as crianças compreendam desde cedo a importância de agir de forma segura no trânsito, pois é na infância que eles aprendem esses princípios que, inclusive, podem e devem ser multiplicados. Ter a presença da SMTT conosco hoje é uma oportunidade incrível para essa aprendizagem", afirmou.

Dalila das Chagas, gestora escolar

Rosilene do Espírito Santo, coordenadora de educação para o trânsito, descreveu a abordagem da palestra. "As crianças têm a capacidade de ensinar tanto quanto os agentes de trânsito nas ruas, por isso é fundamental cultivar esse conhecimento desde cedo. Na palestra, destacamos a importância do uso do cinto de segurança, do capacete e explicamos que crianças com menos de 10 anos não devem viajar na garupa de uma moto. Também enfatizamos que as crianças não devem atravessar a rua sozinhas, já que a travessia sem acompanhamento é uma das principais causas de atropelamentos. Com esse trabalho, já observamos uma redução nos casos, e esse é o nosso objetivo", explicou

Rosilene do Espírito Santo, coordenadora de educação para o trânsito

O coordenador de educação para o trânsito, Cláudio Farias, também enfatizou a importância desse trabalho, que já vem sendo realizado em escolas municipais, estaduais e empresas, para um público de todas as idades. "A abordagem lúdica, com elementos coloridos e ilustrativos faz com que estas crianças memorizem os assuntos que foram conversados. Além da atividade prática, que hoje consistiu em ensinar a maneira correta e segura de atravessar a rua ", destacou.

Cláudio Farias, coordenador de educação para o trânsito

Fotos: Dani Santos