Encontro Estadual ODS 2022 premia município de São Cristóvão com selo ODS e troféu Boas Práticas

29/11/2022 - 19:44 Atualizado há 12 horas

O Encontro Nacional ODS Sergipe é um evento anual que busca debater sobre a importância da Agenda 2030, além de premiar os exemplos bem-sucedidos de incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos pela ONU. A solenidade de abertura da edição de 2022 ocorreu na última sexta-feira (25), no Sebrae/SE, e contou com a presença de representantes do município de São Cristóvão.

O Movimento Nacional ODS surgiu na década de 1990 e atua no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com a Organização das Nações Unidas e é chancelado por 193 países. Em busca de implementar os ODS em organizações e almejar o sonho de uma sociedade mais sustentável, é realizado o Encontro Estadual ODS.

O evento contou com a premiação do selo ODS e do troféu Boas Práticas 2022. De acordo com a coordenadora estadual do movimento nacional ODS/SE, Sandra Sena, o selo ODS é dado para organizações governamentais e não governamentais, além de instituições de ensino e a sociedade civil que tiveram foco no alcance das metas da Agenda 2030. Já o troféu Boas Práticas é dedicado às instituições que mais se destacaram no ano e que possuem relevância no trabalho referente ao desenvolvimento sustentável, e dentre os cinco municípios selecionados, o município de São Cristóvão foi premiado com os dois títulos.

Sara Juliana, representando a Semma, ao receber o Selo ODS

O secretário da Fazenda, Eldro França, recebendo o troféu Boas Práticas

“São Cristóvão recebeu o selo ODS pelo destaque da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) no trabalho desenvolvido na recuperação de mata atlântica e de reflorestamento no município. E o troféu de Boas Práticas foi referente aos projetos realizados pela Educação e pela Assistência Social, esse último também por ser o único em Sergipe a ter um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN)”, explicou.

Sandra Sena, coordenadora estadual do movimento nacional ODS/SE

O encontro também contou com uma palestra facilitada pela coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, que falou um pouco sobre os desafios de implementação dos ODS nos PPAs municipais. No dia anterior, a palestrante compareceu na Prefeitura Municipal e conferiu um pouco das ações realizadas pela gestão junto do Prefeito Marcos Santana.

Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis

Zuleica ao lado do Prefeito Marcos Santana

Programação ODS no FASC

A Cidade Mãe de Sergipe terá um lugar dedicado ao desenvolvimento sustentável no Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) com o Espaço ODS, que será localizado na EMEF Gina Franco, e estará presente entre os dias 01 a 03 com ações de distribuição de livros, Sarau de Talentos LGBTQIA+, atividades de enfrentamento ao trabalho infantil, e muito mais. Confira aqui todas as atividades que serão desenvolvidas.

Fotos: Saulo Coelho e Dani Santos