São Cristóvão é premiada no 12º Prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae

16/04/2024 - 14:47 Atualizado há 5 horas



Na noite dessa segunda-feira (15), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou um encontro entre 41 prefeituras de Sergipe para o evento do 12º Prêmio Prefeitura Empreendedora. O evento teve o objetivo de reconhecer as iniciativas municipais que promovem o empreendedorismo e impulsionam o desenvolvimento local. A Prefeitura de São Cristóvão foi premiada em 2º lugar na categoria Cidade Empreendedora com o projeto Festival do Camarão. 

 

 

 

 

 

São Cristóvão é destaque em virtude das ações implementadas pelo município que têm impulsionado a geração de trabalho e renda, além de fomentar o empreendedorismo individual e coletivo. Uma dessas iniciativas foi o Festival do Camarão, um evento gastronômico que teve um impacto significativo na movimentação turística e econômica da região. 

 

 

 

 

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), e segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, o Festival não apenas promoveu a rica gastronomia da carcinicultura local, mas também estimulou o desenvolvimento dos pequenos negócios, proporcionando oportunidades a todos que empreendem na cidade.  

 

 

Josenito Oliveira, secretário do Desenvolvimento 

 

“O Festival do Camarão foi um festival gastronômico que não só movimentou a cadeia da carcinicultura, como também induziu os demais comerciantes da região a comercializarem no entorno da Praça São Francisco com variados pratos gastronômicos. Isso é muito significativo, pois conseguimos atrair um público grande, com turistas, para este festival e eles acabaram consumindo de todos que estavam ali, fossem pratos de dentro do festival, como de outros empreendedores que estavam ali no entorno, então isso foi visto com bons olhos pela equipe do Sebrae”, enfatizou o secretário da Semdet. 

 

 

Além do secretário Josenito Oliveira, fez-se presente o secretário de Infraestrutura Júlio Júnior 

 

 

Vale ressaltar que a Prefeitura de São Cristóvão impulsiona o empreendedorismo de diversas formas, e uma das principais é feita de forma presencial e auxiliando o empreendedor diretamente através das Salas do Empreendedor, serviço que está à disposição da população. E com isso, foi possível atingir a 5ª posição no ranking das cidades que mais geram empregos em Sergipe, de acordo com Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), bem como 5ª posição de cidades que mais abrem empresas no estado, totalizando 129 aberturas de negócios, segundo a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), ambas as pesquisas referente ao ano de 2023. 

 

Segundo Priscila Felizola, diretora-superintendente do Sebrae/SE, a premiação visa o reconhecimento dessas atividades voltadas ao empreendedorismo e as boas práticas dos municípios para fortalecer cada vez mais a economia da região. “São Cristóvão é um município que vem trabalhando bastante o empreendedorismo, desenvolvendo cada vez mais, e a prefeitura está de parabéns por ser visionária, acreditar no desenvolvimento e fazer parcerias como essa tão importantes para ajudar no desenvolvimento de toda a região”. 

 

 

Priscila Felizola, diretora-superintendente do Sebrae/SE

 

 

 

 

O prefeito da cidade, Marcos Santana, comemora mais uma conquista em prêmio para São Cristóvão. “Estamos entre as cidades que são reconhecidas por ser uma cidade empreendedora, segundo o Sebrae. E hoje recebemos um prêmio importante na categoria Cidade Empreendedora com o nosso Festival do Camarão, é um momento de muita alegria e a gente vai continuar nesse trabalho de estimular e motivar os empreendedores locais que têm cada vez mais emprego, trabalho e renda em nossa cidade”. 

 

 

Prefeito Marcos Santana 

 



Fotos: Heitor Xavier