Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju entrega 10 novos ônibus para fortalecer o transporte coletivo da região

18/04/2024 - 18:34 Atualizado há 3 horas



Na última quarta-feira (17), o Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, que engloba as cidades de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, promoveu uma iniciativa que beneficia os usuários do transporte coletivo da região. A ação consistiu na entrega de 10 novos ônibus para ampliar a frota das diversas linhas, doados pela Viação Atalaia, empresa atuante no setor.

 

 

 

 

Essa ação foi possível graças ao subsídio concedido pelo governo do estado, por meio da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível utilizado no transporte público da região metropolitana.

 

 

 

 

 

"Estou muito satisfeito com a entrega desses ônibus, mas é fundamental ressaltar que ainda temos um longo caminho a percorrer para que uma transformação efetiva realmente se concretize. Seguimos trabalhando e reivindicando junto ao consórcio, para que medidas urgentes sejam tomadas com relação aos ônibus da empresa Progresso, na rodovia João Bebe Água. A população paga por um serviço e não pode mais esperar", reivindicou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. 

 

Na ocasião, o prefeito enfatizou a importância do consórcio e do empenho de todos os envolvidos para avançar em direção a essa melhoria tão necessária. “Na minha visão, o consórcio é a solução mais eficaz para o grave problema do transporte coletivo que enfrentamos há anos. Estou otimista e feliz, pois acredito que, com a próxima licitação, alcançaremos um sistema novo, mais seguro e de melhor qualidade para nossa população”, avaliou Marcos Santana. 

 

 

Prefeito Marcos Santana ao lado do governador Favio Metidieri 

 

 

O governador do estado, Fábio Mitidieri, destacou a importância do subsídio concedido, que possibilitou a entrega dos novos veículos nesta terça-feira. Ele informou que as outras empresas que atuam no sistema de transporte coletivo também estão planejadas para fornecer novos veículos, conforme estipulado em um decreto no qual o governo renuncia a R$10 milhões em recursos para viabilizar essa renovação.

 

“O transporte público é uma responsabilidade tanto dos municípios quanto do estado. E, com a isenção do ICMS sobre os combustíveis, conseguimos viabilizar a renovação da frota, com o objetivo de atender às necessidades da população que depende do transporte coletivo diariamente. Hoje, recebemos 10 novos ônibus da Viação Atalaia e agradeço pelo compromisso em cumprir o acordado. Esperamos que as demais empresas sigam o mesmo caminho, pois este é o compromisso que estabelecemos. Estamos empenhados em melhorar continuamente o transporte público e renovar a frota. A licitação está próxima e teremos uma reunião em breve para avançar o mais rápido possível, pois a população merece”, afirmou o governador Fábio Mitidieri. 

 

 

Fábio Mitidieri, governador de Sergipe 

 

Fotos: Dani Santos