Blitz educativa em São Cristóvão conscientiza sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool durante o Carnaval

07/02/2024 - 23:33 Atualizado há 11 horas



Na manhã desta quarta-feira (07), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de São Cristóvão (SMTT/SC) promoveu uma blitz educativa no bairro Rosa Elze, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre os perigos de dirigir sob o efeito de álcool durante o período carnavalesco. A ação contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) e do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (Consubaju).



Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas e ruas durante o Carnaval, a preocupação com a segurança no trânsito se torna ainda mais relevante. A combinação de álcool e direção é uma das principais causas de acidentes graves e mortes no período festivo, por isso a SMTT decidiu intensificar as ações educativas.

 



 

"O foco dessa atividade é orientar os condutores sobre todas as regrinhas básicas, usar o cinto, cadeirinha, e como o maior número de mortes no trânsito acontece devido a combinação de bebida alcoólica e direção, decidimos trazer essas orientações de maneira mais intensa. Hoje estamos fazendo na região do Rosa Elze e amanhã estaremos no Centro Histórico", explicou Rose Oliveira, coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT.

 


Rose Oliveira, coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT

 

Durante a blitz, os condutores foram abordados pelas equipes, que distribuíram materiais informativos e realizaram orientações sobre os riscos de dirigir sob influência de álcool. Ainda na atividade, os agentes da SMTT convidaram os motoristas para participar de uma dinâmica utilizando óculos de simulação de embriaguez.


Óculos simulador de embriaguez foi utilizado na ação

 

Ticiane Costa, coordenadora de educação para o trânsito do Detran enfatizou a importância da parceria entre as instituições em prol da conscientização da população. "Temos observado um alto índice de acidentes nesse período todos os anos, por isso que estamos aqui, junto com a SMTT que é nossa parceira, para tentar conscientizar os condutores sobre suas responsabilidades e assim tentarmos diminuir o número de sinistros no trânsito". 

 


Ticiane Costa, coordenadora de educação para o trânsito do Detran

 

A ação contou ainda com a participação da equipe do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (Consubaju), que levou orientações sobre o descarte irregular de lixo nas ruas e realizou a distribuição de itens como lixocar para os motoristas. "A gente percebe que o carnaval é uma das épocas com mais descarte irregular de lixo nas ruas. Por isso, hoje estamos fazendo esse trabalho de conscientização ambiental, distribuindo uma sacolinha de lixo para os motoristas, para que assim eles possam ter essa consciência de preservar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras", detalhou Evadindo Calazanz, superintendente do Consórcio. 



Evadindo Calazanz, superintendente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju

 

Um dos motoristas que participaram da atividade foi o mecânico Wendel Celestino, que aprovou a iniciativa."Acho muito importante esse tipo de orientação, porque desperta a atenção dos motoristas para que não misturem álcool e direção". 

 

Wendel Celestino, mecânico

 

 

Fotos: Dani Santos