Após solicitação da Secretaria de Saúde, Urgência 24h recebe novo respirador do Governo do Estado

01/06/2020 - 16:51 Atualizado há 20 horas

A Urgência 24h, localizada no bairro Eduardo Gomes, recebeu na última semana um novo ventilador pulmonar da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com este novo equipamento, a unidade passa a contar com dois respiradores, sendo um disponibilizado no setor voltado para pacientes com síndrome respiratória e outro destinado para ala de urgências clínicas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, o novo equipamento chegou após uma solicitação feita pelo município ao Governo do Estado. “Entendendo que nossa Urgência não tinha capacidade para represar os pacientes até a regulação pelo SAMU, nós fizemos a solicitação inicialmente por meio de ofício e mantivemos o contato com a SES, tendo acesso a secretária de saúde, que prontamente se comprometeu a nos auxiliar. Agradecemos a secretária Mércia Feitosa por ter recebido nossa demanda e se colocar solidária ao pleito que fizemos, destacando também o nosso planejamento”.

Segundo ela, a gestão municipal continua em busca de outros equipamentos.  “O município passa a ter dois respiradores, oficialmente, mas continuamos em busca de outros para a locação. A superintendente da SES também se comprometeu em disponibilizar mais um para o município”, informou Fernanda.

A secretária ainda ressaltou que o novo respirador pulmonar será fundamental neste momento de pandemia. “Quando abrimos a segunda porta para atender os sintomáticos e ampliamos os leitos, o desenho que a gente tinha era de uma demanda grande da população adoecendo. Queríamos que esses pacientes chegassem, que nós tivéssemos capacidade de atendê-los, ao tempo em que, conseguíssemos segurá-los com toda demanda de saúde necessária, até surgir uma vaga em uma UTI nos hospitais de alta complexidade. Esse planejamento tinha um impedimento por falta do ventilador,  já que só tínhamos um e isso dava para nós apenas um leito de estabilização, que é a porta de entrada para qualquer outro encaminhamento, seja internamento em leito comum ou em uma UTI”, detalhou.

Para a gerente da Urgência 24h, Camila Freire Barreto, a chegada do novo equipamento vem em um momento importante, visto que o número de casos de Coronavírus no município tem aumentado diariamente. “A atual conjuntura da pandemia trouxe um quantitativo de demanda que a gente não estava esperando. As próprias empresas sentiram esse impacto e tiveram que correr para dar esse suporte para demanda que está sendo solicitada. Conseguir respiradores neste momento está muito complicado, mas felizmente agora estamos com dois deles, o que nos ajudará a atender os casos em que a parte respiratória do paciente esteja comprometida”, declarou a gerente.

A gerente também explicou como está sendo feita a recepção da população no local desde a implantação do Atendimento Exclusivo para Paciente com Síndrome Gripal, no dia 12 de maio.  “Nós temos uma unidade com duas alas, onde para segurança dos pacientes, disponibilizamos dois fluxos de entrada, para que não haja contato entre os pacientes da urgência clínica com os de síndrome respiratória, assim como ocorre com os nossos profissionais, para que desta forma evitemos contaminações”, detalhou.

Gerente da Urgência 24h, Camila Freire BarretoGerente da Urgência 24h, Camila Freire Barreto

Casos da Covid

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, registrou no último domingo, 14 novos casos confirmados e um óbito pelo novo Coronavírus (Covid-19). Totalizando, são 305 casos positivos, oito óbitos confirmados e quatro em investigação. O bairro com mais casos confirmados, conforme último balanço é o Eduardo Gomes com 99, seguido do Rosa Maria (38) e o Madre Paulina (34).