Secretaria de Saúde de São Cristóvão inicia distribuição da segunda remessa dos Cordões de Girassol para pessoas com deficiências ocultas

29/04/2024 - 18:39 Atualizado há 7 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (29), a entrega da segunda remessa dos Cartões de Identificação com Cordão de Girassol para pessoas com deficiências ocultas. Nesta etapa, serão 135 pessoas beneficiadas.

São Cristóvão foi o primeiro município sergipano a iniciar a entrega dos cartões, em 21 de fevereiro, quando foram entregues 176 cartões. Agora, com essa nova entrega, já são 311 pessoas contempladas pelo benefício. Segundo a coordenadora da atenção especializada da SMS, Luana de Santana, na segunda remessa os usuários poderão fazer a retirada diretamente nas unidades de saúde que são vinculados.

"Após o recebimento desses cartões com cordões de girassol, a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer a separação e vai direcionar para as unidades básicas de referências. Os usuários serão informados pela sua equipe de saúde ou por nossa ouvidoria, para que eles possam fazer a retirada desses cordões", explica a coordenadora.

Coordenadora da atenção especializada da SMS, Luana de Santana

O cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído pela Lei Nacional Nº14.624/2023 e pela Lei Municipal 629/2023 como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas, que não são observadas de imediato, como as deficiências auditiva e visual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), fibromialgia, Doença de Chron, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras.

Com o cordão, foram entregues cartões de identificação com o nome e CPF do usuário. O principal objetivo dessa ferramenta é auxiliar na identificação de pessoas com deficiências ocultas em grandes estabelecimentos para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências, que por vezes têm seus direitos negligenciados por não apresentarem visivelmente a deficiência.

Beneficiados

Uma das pessoas beneficiadas com essa nova remessa dos cartões foi Eulina Bispo. Para ela, que convive com as dores causadas pela fibromialgia, o cartão será fundamental para garantia dos direitos preferenciais dela e das outras pessoas que possuem deficiências ocultas. "Nós que não temos as deficiências visíveis, temos muita dificuldade de sermos respeitados, porque desacreditam quando a gente relata os problemas que passamos e nos negam os direitos. Espero que com esse cartão a gente possa ser mais respeitados", declarou.

Eulina Bispo

É o caso também de Maria da Conceição, que enfrenta essa mesma realidade diariamente. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura de elaborar os cartões para as pessoas com deficiências ocultas. "Espero que com esse cartão eu seja mais respeitada e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa. Tomara que beneficie mais gente porque nós precisamos".

Maria da Conceição

Como solicitar o Cordão de Girassol?

O município disponibiliza um formulário de Levantamento para Pessoas com Deficiências Ocultas na página principal do site www.saocristovao.se.org.br, através de um banner na aba “Informações”. Através dele, é possível solicitar o cartão de identificação gratuitamente, anexando o laudo médico que indica o diagnóstico do solicitante.

Caso haja dificuldade em acessar o site ou preencher o formulário, o usuário pode se dirigir ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para ser orientado e obter ajuda para concluir o pedido através do site.

SMS: (79) 3045-4915

Ouvidoria da Saúde: (79) 99898-7547