38ª edição do Fasc traz vasta programação de samba na Bica dos Pintos    

23/11/2023 - 17:58 Atualizado há 2 dias



O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) deste ano promete surpreender os amantes da cultura e da música, trazendo uma programação diversificada distribuída por vários espaços pela cidade. Uma das novidades mais aguardadas é a retomada da participação da Bica dos Pintos, localizada no Parque Natural Aloízio Fontes dos Santos, no bairro Lourival Baptista. Este ano, a Bica dos Pintos receberá um pequeno palco com atrações de samba tradicional, buscando descentralizar o evento e valorizar esse espaço requalificado pela gestão municipal. 

 

Foto: Heitor Xavier

 

A iniciativa de inserir a Bica dos Pintos na programação do Fasc visa não apenas enriquecer a experiência dos moradores e visitantes, mas também impulsionar o turismo local. Comerciantes que atuam na região serão beneficiados, e a comunidade poderá reviver uma tradição das décadas de 1980 e 1990, quando o festival também animava o parque. Essa retomada não apenas reforça a importância cultural do local, mas também o transforma em um ponto turístico durante o evento. 

 

Paola Santana, presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), destaca a proposta de manter a beleza do espaço em evidência, e proporcionar a todos mais uma alternativa de entretenimento durante o dia. “A ideia é atrair visitantes durante o dia, oferecendo uma experiência agradável em um ambiente que dispõe de estrutura para alimentação, banheiros e outros serviços. A Bica dos Pintos se torna, assim, um refúgio cultural em meio à vasta programação do Fasc”, disse.  

 

Paola Santana, presidente da Fumctur / foto: Dani Santos

 

A programação do Fasc vai acontecer nos dias 01, 02 e 03 de dezembro e, especialmente no Samba na Bica, será das 11h às 14h, com três atrações por dia. Entre os nomes confirmados estão Mayra Felix, Samba de Moça Só, Desejo de Sambar, Quioco Cabriolar, Bel Nunes, Esse Lance, Saulinho, Cajurioca Samba Clube e Mania de Ser. 

 

Sobre a Bica dos Pintos 

 

A Bica dos Pintos é um dos cartões-postais de São Cristóvão, que possui uma fonte natural de água mineral, uma área verde preservada e uma infraestrutura de lazer e gastronomia. O local foi revitalizado pela Prefeitura de São Cristóvão em 2021, com obras de paisagismo, iluminação, pavimentação e acessibilidade. 

 

Programação Samba na Bica: 

 

Sexta-feira (01 de dezembro) 

 

11h - Mayra Felix  

12h30 - Samba de Moça Só  

14h - Desejo de Sambar 

 

Sábado (02 de dezembro) 

 

11h - Quioco Cabriolar  

12h30 - Bel Nunes - Samba lá de casa  

14h - Esse Lance 

 

Domingo (03 de dezembro) 

 

11h - Saulinho  

12h30 - Cajurioca Samba Clube  

14h - Mania de Ser 

 

 

O Fasc

 

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá e Orizon, e o apoio da RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia, Colortex e Celi. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

 

Com mais de 51 anos de história, o Fasc é um dos maiores eventos do Nordeste. A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. O Festival contará com apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições

 

O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

 

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos