1º Passeio Ciclístico da Cidade Mãe de Sergipe reúne mais de 300 ciclistas pelas ruas de São Cristóvão

25/09/2023 - 19:55 Atualizado há 2 dias



 

No último domingo (24), a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou seu 1º Passeio Ciclístico como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito que levou o lema “Mude de Conduta, não vire estatística”. O evento contou com a participação de 304 ciclistas, e cada participante doou 1kg de alimento não perecível para o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). 

 

A ação visou promover o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e conscientizar sobre a segurança no trânsito. Além do passeio, é importante ressaltar que a SMTT vem realizando Blitz Educativas em escolas e pontos estratégicos da cidade como foco na segurança viária reforçando o tema “No trânsito, escolho a vida”. 

 

 

 

 

Segundo o superintendente da SMTT de São Cristóvão, Nilton Santos, foi uma semana exclusiva para divulgação das ações educativas que objetiva contribuir com a segurança e com a mobilidade urbana. “O passeio ciclístico é uma das nossas formas de divulgar nossas ações para a sociedade, informar a importância de respeitar a sinalização de trânsito e, além disso, é uma forma com uma modalidade de transporte que não é poluente, que contribui para o meio ambiente, que traz benefícios à saúde das pessoas”. 

 

 

Nilton Santos, superintendente da SMTT

 

 

Além desses benefícios, o diretor de trânsito da SMTT, José Robson, acrescenta que é um momento de interação familiar e de amigos. “São crianças envolvidas, casais, jovens, todos praticando o esporte entendendo e compartilhando informações sobre a segurança nas vias. Em nosso percurso, aprenderemos também sobre a história da nossa cidade, contemplando alguns espaços, inclusive, revitalizados há pouco tempo”. 

 

 

José Robson,  diretor de trânsito da SMTT

 

 

Participantes 

 

Na ocasião, via-se vários clubes de ciclismo, estudantes que desejaram acompanhar o evento e familiares que estão incentivando seus filhos para o esporte, como é o caso de Sérgio Santiago, balconista, e sua filha de 11 anos, Maisa Santiago. 

 

“Participo de grupos ciclísticos desde 2011, sempre busco incentivar a minha filha. É uma forma de entretenimento e ensinamentos para ela. Isso ensina sobre o meio ambiente, sobre cuidado com a saúde, ensina sobre ações sociais, entre outros valores importantes. Hoje, por exemplo, fizemos nossa parte, trouxemos nossos alimentos para doação”, declara Sérgio. Para Maísa, o ciclismo está sendo uma boa iniciativa na sua vida. “É maravilhoso, eu tô gostando muito e é como meu pai falou, o esporte faz bem para a saúde”. 

 

 

Maisa Santiago e Sérgio Santiago 

 

 

Saúde é um dos principais pontos para a prática esportiva na vida de Cival Alves, servente de pedreiro que pratica o ciclismo há 2 anos. “O ciclismo é uma atividade física que traz saúde para as pessoas, tem ajudado aqueles que sofrem com a depressão, em relação a minha saúde, está sendo um grande diferencial praticar esse esporte. Além disso, é uma forma de abrir os olhos da população, dos condutores de veículos, que respeitem as normas de trânsito, respeite os ciclistas e que todos possam se sensibilizar com a causa, evitando acidentes e causas trágicas no trânsito viário”. 

 

 

Cival Alves

 

 

O prefeito da Cidade Mãe de Sergipe, Marcos Santana, acompanhou todo o percurso do passeio junto aos demais, e reforçou a importância dessa temática para as questões do trânsito, como um reforço em alusão ao setembro amarelo. “Precisamos estimular, motivar as pessoas a praticarem exercício físico. Aqui é mais um momento em que a gente alia o exercício físico às belezas da nossa cidade. Algumas pessoas não conhecem a beleza de São Cristóvão, muitos não usufruíram das áreas requalificadas, então, vimos que é uma forma delas conhecerem e participarem todos juntos dessa atividade esportiva tão gratificante e saudável”. 

 

 

Marcos Santana, prefeito da Cidade Mãe de Sergipe 

 

 

Doações ao Cresan 

 

A iniciativa do passeio ciclístico não apenas promoveu a integração da comunidade local, mas também demonstrou a disposição dos cidadãos em ajudar aqueles que mais precisam. A doação ao Cresan não apenas alivia as carências alimentares de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também ressalta o papel ativo da sociedade  no enfrentamento de desafios sociais. 

 

Para Thaisa Bezerra, assistente social do Cresan, estava presente para o recebimento desses alimentos. “Esses eventos fortalecem nosso banco de alimentos, que é um dos programas que faz parte do CRESAN hoje, são alimentos destinados às famílias que estão em situação de vulnerabilidade e também são destinadas às instituições, hoje temos 12 instituições cadastradas”, enfatiza.

 

 

Thaisa Bezerra, assistente social do Cresan

 

 

Realização 

 

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da SMTT da cidade foi a realizadora do evento, junto ao apoio da CPTRAN, BPRV, PRF, GTA, Polícia Militar, SMTT de Socorro. Estavam presentes, também, os clubes Pé na Lama, Bala no Alvo, Solte o Freio, Bikeceu, GSR e empresa Vitória Transportes. 

 

 

 

O evento teve patrocínio da Energisa, Cabeça Bike, Emfest, Cursos Centep, Academia Estilo de Vida, Camisa.com, Youssef Bike, A Embalagem, Studio Marinho, Olé Sorvetes, RR Conect, Casa das Embalagens, SEST SENAT, Delícias de Minas, Depósito de Bebidas Cleones e Seu Canequeiro. 



Fotos: Dani Santos